contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEUS QUERIDOS,

GOSTARIA DE ME DESPEDIR VIA BLOG TAMBÉM!! BOAS FÉRIAS!! FELICIDADES!!
BOAS FESTAS!! FELIZ NATA E ANO NOVO!!
JÁ ESTOU COM SAUDADES!!
ESTOU SEMPRE NO COLÉGIO, PASSEM PARA ME VISITAR!!
QUERO DIZER QUE A CADA ANO QUE PASSA, COM TUDO O QUE APRENDO COM VOCÊS TENHO MAIS CERTEZA DE QUE ESCOLHI A PROFISSÃO CERTA!
AMO VOCÊS E, POR ISSO, AMO SER PROFESSORA!!
VOCÊS SÃO DEMAIS!!

BEIJOS,

FLORA

6
quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Olá galerinha,

Estamos na reta final!!! Estou postando os exercícios para estudar para a prova trimestral! Divirtam-se! :)

QUESTÃO 1
COMPARE a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica quanto ao processo de desmatamento, RELACIONANDO-o à ocupação do território brasileiro.

QUESTÃO 2
EXPLIQUE como a soja está provocando o desmatamento do Cerrado e da Amazônia.

QUESTÃO 3
EXPLIQUE as injustiças sociais existentes no ciclo do café.

QUESTÃO 4
EXPLIQUE as injustiças sociais existentes no ciclo da borracha.

QUESTÃO 5
EXPLIQUE as injustiças sociais existentes no semiárido brasileiro.

QUESTÃO 6
a) EXPLIQUE o conflito entre os latifundiários e os povos da floresta na região norte do Brasil e b) CITE uma proposta do Chico Mendes que gerou conflito com os latifundiários.

QUESTÃO 7
RELACIONE os climas e as vegetações brasileiras.

23
sábado, 20 de novembro de 2010

Oieeeee,

Tudo bom? Segue abaixo os temas para estudar para a prova trimestral:

1) Tudo sobre a região norte
2) Desigualdades sociais e raciais no Brasil
3) Ocupação do território brasileiro desde a colonização
4) Vegetação, clima e hidrografia
5) Impactos ambientais

Em breve, colocarei exercicios para estudar para a prova.
Enquanto isso, sugiro que vocês refaçam as provas mensais e os exercícios do livro que já fizemos. Estarei no colégio durante toda a semana de provas. Podem me procurar, caso tenham agluma dúvida!!
Já estou com saudades!

Bons estudos!!
Beijos,
Flora

5
quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Olá queridosss,

Estou postando o gabartiro da prova de vocês. Fiquem de olho! Qualquer dúvida me procurem!
Refaçam a prova no caderno, reescrevendo suas respostas! É uma forma importante de estudar para a trimestral!
Beijos

QUESTÃO 1 (valor: 1,o ponto)
letra C
A letra a está errada, pois o governo brasileiro incentivou a vinda de imigrantes europeus para a região sul.
A letra b está errada, pois o clima subtropical é de transição entre tropical e temperado e, portanto, não é igual ao temperado, mas parecido. A amplitude térmica no temperado é maior.
A letra d está errada, pois a região sul foi dividida em pequenas e médias propriedades de terras ente as famílias européias e japonesas, portanto, não havia latifúndios.
A letra e está errada, pois no momento da chegada dos imigrantes europeus não havia mais disputa de terras entre Portugal e Espanha, já era um contexto de independências dos países da América.

QUESTÃO 2
a) (0,5) Clima tropical ou tropical típico
b) (1,0) Ao longo do ano, o Pantanal é alagado no verão chuvoso, pois o Rio Paraguai transborda e durante o inverno o rio volta ao seu leito e o Pantanal não é mais alagado.
Obs: Nessa resposta era importante citar as estações do ano.

QUESTÃO 3
a) (1,0) O título "Amazônia legal" se refere à parte da floresta amazônica que se localiza dentro do território brasileiro e que foi definida por lei. É a área de atuação da SUDAM.
b) (0,5) Bacia do Rio Tocantins ou Bacia Tocantins/Araguaia
c) (0,5) A energia elétrica de Tucuruí abastece projetos da Vale como a mineração na Serra de Carajás no Pará e a cidade de Belém.
d) (1,0)A maioria das capitais da região norte localizam-se nas margens de rios, pois os rios na região são utilizados como hidrovias devido ao relevo de planície.
Obs: Nessa questão, as respostas vagas não foram consideradas. Alguns colocaram que o rio abastece a região ou que é utilizado para a sobrevivência. Em todos os lugares do mundo, as águas dos rios são importantes para abastecimento e sobrevivência. Na resposta era importante se referir à Região Norte, que possui essa característica de predominância do transporte fluvial.

e) (1,5) Nas áreas desmatadas não há mais vida e são os restos de animais e de vegetais que, quando caem no solo, são decompostos e transformados em humus, gerando nutrientes para o solo, que são reabsorvidos pela vegetação. Desta forma, as áreas desmatadas terão solos inférteis.

QUESTÃO 4 (1,5)
A construção de rodovias na Amazônia facilitam o acesso à áreas da floresta, sendo utilizadas para promover o desmatamento dessas áreas. Ao longo das rodovias, ocorrem os desmatamentos para retirada da madeira de forma ilegal, formando uma imagem parecida com uma espinha de peixe.

QUESTÃO 5 (1,5)
O desenho e o esquema deveria mostrar a divisão da floresta em:
1) Mata de igapó: constantemente alagada pelos rios.
2) Mata de várzea: Alagada temporariamente pelos rios.
3) Mata de terra firme: nunca alagada pelos rios.

5
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Olá gente,

Tudo bom? Acabei de corrigir os trabalhos e entregarei em breve!
Queria elogiar, pois os trabalhos ficaram muito bons, em geral. Quero destacar alguns títulos:

"Japão entre Guerras e Costumes" (na capa ficou mais legal, pelas cores e pelo layout)
"Do último samurai para o Primeiro Mundo"
"Guerra e Honra: a história de uma nação"
"Do outro lado, além das tropas inimigas, há valores, há vidas"
"O último samurai americano" (Eu colocaria: "O último samurai estadunidense")
"Geografia além dos livros: O último Samurai"

A capa do trabalho entitulado "A espada da honra" foi muito bem feita! Estão de Parabéns!

Teve capa toda desenhada com lápis também, muito bonita!!!

Adorei!

Beijos,

Flora

11
terça-feira, 26 de outubro de 2010

Oi galera,
Assim que saí da aula de terça feira (hoje), fui na internet pesquisar sobre as curiosidades que tinham aparecido na aula (Aproveitei que a Juliana também tinha ess disponibilidade nesse momento). Infelizmente, não consegui resposta para tudo, mas aí vão as anotações e fica aberto o incentivo pra que voces também pesquisem:
  • Nomes de presidentes chineses após o DengXiaoping: Hu Jintau, Jiang Zemim (até achei interessante essa pergunta, porque normalmente vocês reclamam dos nomes chineses, por serem diferentes)
  • O exerícito chinês é o maior do mundo, com um contingente de 2,3 milhões de pessoas, aproximadamente.
  • Não há resposta na internet em como funciona caso o casal se separe, em relação à política do filho único. Eu acredito que nesse caso, o novo casal tem que entrar com pedido para ter o "segundo" filho e esperar a autorização do governo (caso ele não queira perder os apoios financeiros).
  • O valor que a família paga em caso de fuzilamento não pé divulgado pelo governo chinês.
Fazendo essa pesquisa, eu e Juliana encontramos um novo dado. O governo chinês tem incentivado, em algumas cidades, casais a terem o segundo filho, devido ao envelhecimento da população. Esse incentivo ocorre, principalmente, para os pais que são filhos únicos e apenas em algumas cidades.

Espero que a pesquisa tenha sido interessante!!

Beijos,
Flora

11
segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bons estudos e boa prova!

QUESTÃO 1
a) A ocupação da região Centro-Oeste por não-índios é recente na história do Brasil e data do século XX, a partir de 1940, com a Marcha para o Oeste.
b) O Cerrado tem sido devastado, em maior velocidade do que a Amazônia. Isso ocorre devido ao processo de substituição da vegetação natural por monocultura e pecuária. No caso da monocultura, só é possível devido ao processo de calagem e de correção da acidez do solo.
c)O Cerrado localiza-se no centro do Brasil e tem uma predominância de planaltos (chapadas). Dessa forma, há muitas nascentes na região que correm para todas as outras regiões do Brasil, o que faz com que seja o berço de nascimento de importantes rios brasileiros.

QUESTÃO 2
a) Rasteiro (gramíneas, herbáceo)
b) A vegetação rasteira protege menos o solo das pradarias, facilitando o processo erosivo e o desgaste do relevo, que hoje é formado por leves colinas, conhecidas como coxilhas.
c) O processo de ocupação das pradarias data do século XVIII com a campanha gaúcha. Nesse período, a coroa portuguesa incentivou os portugueses a irem para a região para criar gado, oferecendo terras mais planas, de pastagem natural. Os gaúchos traziam até o sudeste, principalmente Minas Gerais, o charque, utilizado na alimentação da população.

QUESTÃO 3
O primeiro momento de ocupação foram definidos pelas missões jesuíticas que ocorreram no litoral. O segundo momento é a campanha gaúcha, explicada na letra c da resposta anterior. O terceiro momento começou no início do século XX, com o incentivo do governo para a imigração de europeus e asiáticos para ocupar a região, oferecendo terras. No caso dos europeus, o clima subtropical, parecido com o temperado com que eles estavam acostumados, também foi um incentivo.

QUESTÃO 4
O primeiro momento do processo de ocupação da região Centro-Oeste foi definido pelas incursões dos bandeirantes paulistas no interior do Brasil. O segundo momento está ligado ao terceiro momento, pois o objetivo de ocupar a região era comum. O segundo momento ocorre em 1940, com o incentivo do governo brasileiro (Getúlio Vargas), o programa ficou conhecido como Marcha para o Oeste. Em 1950, JK começou a contrução de Brasília, o que atraiu uma grande quantidade de população brasileira para a região.

11
quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meus queridões e queridonas da 7 série,

As questões que fizemos do livro foram boas para os estudos. Incluo mais 4 questões para vocês estudarem! Bons estudos!
Beijos,
Flora


QUESTÃO 1
O Cerrado vem sendo muito desmatado na história mais recente do Brasil.
a) EXPLIQUE por que o cerrado é devastado recentemente.
b) Se fossemos pesquisar o Cerrado daqui a alguns anos, como seriam os dados sobre o desmatamento? JUSTIFIQUE sua resposta com base no processo de ocupação.
c) EXPLIQUE por que o Cerrado pode ser considerado o "berço das águas".

QUESTÃO 2
a) CITE o estrato (porte) da vegetação predominante na vegetação das pradarias.
b) A característica da vegetação desse domínio foi fundamental para a formação das características do relevo. EXPLIQUE por que.
c) EXPLIQUE o processo de ocupação das pradarias.

QUESTÃO 3
DESCREVA o processo de ocupação da região sul: 1 momento, 2 momento e 3 momento.

QUESTÃO 4
DESCREVA o processo de ocupação da região Centro-Oeste: 1 momento, 2 momento e 3 momento.

17
segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Olá queridos,

Essa semana haverá recuperação paralela de Geografia da 7 série. Lembrando que a recuperação ocorre de 15 em 15 dias!!
Será na sala q05, minha sala, sexta-feira, dia 01/10, às 10:55.
Fiquem atentos!

Beijos,

Flora

5
quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Censo demográfico é uma pesquisa realizada pelo Estado brasileiro a cada 10 anos para coletar informações sobre a população brasileira. 2010 é ano de Censo.

Navegue no site do Censo:
http://www.ibge.gov.br/censo2010/index.php

Acompanhamento da coleta:
http://www.ibge.gov.br/censo2010/resultados.php

Se você acha que nunca foi entrevistado pelo Censo, saiba que isso pode ser verdade, mas que não quer dizer que você nunca foi recenseado. Para contar a população brasileira, os recenseadores visitam todos os domicílios do país. Apesar de todo mundo ser recenseado, poucos são entrevistados. O recenseador não precisa, necessariamente, falar com cada um dos moradores de um domicílio, basta que ele entreviste uma pessoa que consiga dar as informações de toda a família. Como, normalmente, quem responde ao questionário não se lembra de comentar com os outros moradores sobre a visita do Censo, tem muita gente que fica se questionando se já foi recenseado. Para minimizar esse tipo de dúvida, o IBGE está com uma proposta de produzir ímãs de geladeiras do Censo 2010, que serão entregues em todos os domicílios visitados. “A pessoa que vir um ímã em sua geladeira dizendo – ‘O Censo passou por aqui” – vai entender que não foi entrevistada, mas que alguém já deu as suas informações”.

Muito se fala sobre as dimensões continentais do Brasil. Mas, neste país conhecido por sua imensidão, há municípios que se destacam por seu oposto: são as cidades brasileiras menos populosas e com menor área territorial.

Santa Cruz de Minas (MG)
Santa Cruz de Minas é o menor município brasileiro em extensão territorial: seus 7.671 habitantes se “espremem” em apenas 2,86 km2. Instalado em 1º de janeiro de 1997, o município dos santacruzenses localiza-se perto de São João Del Rey e está a 181 km de Belo Horizonte –

Borá (SP)
A 495 km do município de maior população do Brasil, São Paulo, localiza-se o menos populoso: Borá, uma pequena cidade do oeste paulista com apenas 837 habitantes. É um centésimo de um Maracanã lotado! Instalado em 31 de março de 1965, o município de Borá conta com 35 empresas locais, um estabelecimento de saúde e apenas uma agência bancária.



A sua residência já foi consultada? Conte-nos como foi.

4
segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Olá pessoal,

Conversei com o Rogério e decidimos disponibilizar RECUPERAÇÃO PARALELA novamente para quem vai fazer a suplementar de Geografia essa semana.
Será no dia 17/09, às 10:55 na minha sala.
É para tirar dúvidas!! Por favor, estudem antes!

Beijos,

Flora

0
quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oi pessoal,

A matéria da Suplementar é a mesma da trimestral, em todas as séries que eu dou aula, ok?!

7 série: essa semana, dia 10/09, haverá recuperação paralela de Geografia, excepcionalmente, para trabalhar dúvidas para a SUPLEMENTAR! A aula será na minha sala mesmo, às 10:55 da manhã!!
Espero vocês!
Bons estudos!
Beijos,
Flora

11
domingo, 22 de agosto de 2010

Oi meus queridos,

Até agora gostei muito das apresentações!! Inclusive as que foram gravadas! Vocês estão de parabéns!!! É claro que alguns trabalhos poderiam ter sido melhores! Mas, em geral, gostei de ver a criatividade de vocês, as ideias, o figurino, até a culinária!!
Foi de arrasar!
Eu acho engraçado como vocês misturam os sotaques nordestinos com o mineiro. Sempre sái um : "oxente sô!"...É claro que isso nao é motivo para tirar ponto, ok? Não se preocupem! É engraçado, porque mostra a nossa dificuldade de representar uma outra realidade!
O importante é a que eu acho que vocês aprenderam muito sobre a vida dos nordestinos!!

Queria destacar a fala de um trabalho que achei muito criativa e engraçada. Era algo assim:
"No sertão está tão seco, mas tão seco, mas tão seco, que as vacas estão dando leite em pó!"
Adorei!

Um grande beijo!!
Flora

9
quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lá vai o querido Gabarito! Mas não leiam o gabarito antes de fazerem as questões sozinhos.
Bons estudos!


QUESTÃO 1

No Nordeste, a desigualdade social se destaca no campo, ou seja, com a má distribuição de terras e o grande número de latifúndios. Já na região Sudeste, a desigualdade social se destaca nas cidades, ou seja, com moradias tão diferentes (precárias em favelas e luxuosas) que convivem lado a lado.
QUESTÃO 2
A injustiça social no Nordeste está ligada à indústria da seca, uma imposição política. Os latifundiários alcançam cargos políticos, lucram com a seca e, devido a sua posição social, conseguem manter essa injustiça social. Afinal, para quem o sertanejo poderia reclamar algo se quem o explora é também o político?
QUESTÃO 3
A) Com a indústria da seca, boa parte dos nordestinos migraram do nordeste, tornaram-se retirantes. É essa realidade que Portinari busca retratar em seu quadro. Ele destaca a tristeza, a fome e o desespero dos retirantes que não parecem ter outra alternativa e saem sem saber como será a nova vida na cidade grande.
B) A música retrata a insatisfação do sertanejo em morar na cidade, ele não está feliz, pois sua vida não melhorou e o amor que ele tem pela terra natal é grande. Dessa forma, ele decide voltar para o nordeste, esse movimento é conhecido como migração de retorno.
QUESTÃO 4
É possível perceber a diversidade natural e social do nordeste. Por isso, divide-se o nordeste em quatro sub-regiões: Zona da Mata, onde o clima é litorâneo úmido e a vegetação era a Mata Atlântica, além disso, onde predomina a monocultura da cana-de-açucar, há indústrias e o turismo; o Agreste, que é uma área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, onde há policultura e muitas feiras; o Sertão, onde o clima é semiárido, a vegetação é a caatinga, a atividade mais tradicional é a pecuária e onde há a fruticultura irrigada; e o Meio Norte, no Piauí e no Maranhão, uma área de transição entre a Amazônia e o Sertão, onde há a Mata de Cocais, o extrativismo vegetal, e também o turismo.
QUESTÃO 5
A) O processo de devastação da Mata Atlântica começa com a chegada dos portugueses na América e a exploração do pau-brasil. A área litorânea, a partir de então, passou a concentrar a população brasileira. Como é a área onde havia a Mata Atlântica, com o crescimento da atividade agrícola e depois das cidades, a Mata Atlântica foi sendo desmatada.
B) O processo de devastação do Cerrado começa na colonização, porém se intensifica no século XX, quando a sua ocupação aumenta. O Cerrado é desvalorizado pela sociedade e prova disso é o fato de não ser protegido pela Consituição Brasileira. Dessa forma, o desmatamento é facilitado e ocorre para que ele seja substituído por monocultura da soja.
C) A caatinga também é desvalorizada pela sociedade, apesar de ter uma grande biodiversidade (não tão grande quanto a Amazônia e a Mata Atlântica, mas é significativa). Dessa forma, o seu desmatamento ocorreu para a criação de gado, uma atividade econômica que se desenvolveu na região desde a colonização portuguesa. Atualmente, tem sido desmatada também para dar lugar a monocultura da soja.
QUESTÃO 6
A região Sudeste possui o maior IDH do Brasil. É uma região urbana, porém os problemas urbanos também são grandes e não são considerados quando se calcula o IDH. Pode-se citar como problemas urbanos: o trânsito que dificulta a circulação de pessoas e de mercadorias, além de causar estresse; a poluição do ar e sonora; a falta de moradia para todos os habitantes e, assim, a presença de moradores de rua; moradias precárias em favelas; falta de segurança e aumento da violência; entre outras coisas.

22
segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Meus queridos,

Como é de costume, coloco algumas questões no BLOG pra ajudar a estudar para a trimestral! Seguem abaixo..Depois coloco o gabarito... Para um bom estudo para a trimestral sigam as Dicas para estudar (é só clicar no tópico 7 série e buscá-las, pois é uma postagem mais antiga que se chama: Dicas para estudar para a Suplementar). Além disso, refaçam as suas provas e os exercícios que eu passei na segunda etapa no BLOG, é só "fuçar" aí. Não se esqueçam de tirarem as suas dúvidas! Bons estudos e boa prova!

Beijos,
Flora

QUESTÃO 1
Podemos encontrar desigualdades sociais em todo o território brasileiro. Essas desigualdades podem ser reveladas pelo espaço, ou seja, também são espaciais. Estão, por exemplo, na forma de moradia dos habitantes de um lugar.
As desigualdades espaciais existem por todo o Brasil, porém são diferentes de acordo com as regiões.
a) DIFERENCIE a desigualdade espacial nas regiões Nordeste e Sudeste.

QUESTÃO 2
No Nordeste, a desigualdade social e espacial é mantida por meio de uma imposição política, que já acontece há muito tempo, ou seja, é um processo histórico. Essa imposição política é uma explicação para a grande dificuldade de se mudar as injustiças sociais no Nordeste. EXPLIQUE
por quê.
QUESTÃO 3
O cotidiano das pessoas pode ser representado de várias formas culturais, na arte, na literatura, na música, mesmo nas fotografias, nas falas, nos gestos, nas expressões que fazem parte do dia a dia. O cotidiano dos nordestinos ganhou um grande número de representações culturais, que visam denunciar uma realidade tão injusta.
IDENTIFIQUE, nas representações, e DESCREVA, a partir dessas representações, as questões sociais que fazem parte da realidade cotidiana de muitos nordestinos:
A) Quadro do Portinari (ao lado)
B) “De que me adianta viver na cidade
Se a felicidade não me acompanhar
Adeus, paulistinha do meu coração
Lá pro meu sertão, eu quero voltar
Ver a madrugada, quando a passarada
Fazendo alvorada, começa a cantar
Com satisfação, arreio o burrão
Cortando o estradão, saio a galopar
E vou escutando o gado berrando
O Sabiá cantando o jequitibá”
QUESTÃO 4

ARGUMENTE a favor ou contra a frase a seguir: “O nordeste não é uma região homogênea, podemos dizer que há vários nordestes”.

QUESTÃO 5
DIFERENCIE os espaço agrário da Zona da Mata e do Agreste, quanto à produção e à distribuição de terras.

QUESTÃO 6
EXPLIQUE o processo de devastação de:
a) Mata Atlântica
b) Cerrado
c) Caatinga

QUESTÃO 7
DESCREVA alguns problemas urbanos vividos pelas metrópoles do sudeste na atualidade.

28

Oi gente,

Estou corrigindo o trabalho sobre o São Francisco, também relacionado à nossa visita no Aquário!
Em geral, estou gostando muito! Tem muitos trabalhos bem feitos, bem legais!
Estou aprendendo com a pesquisa de vocês! Quantas lendas interessante! Quantas histórias interessantes!
Eu gostaria de destacar o trecho de uma conclusão, que achei muito bom!

"Com o trabalho , relacionamos que o rio não é só um 'camonho de água' com peixes dentro, e sim uma fonte de biodiversidade, aprendizagem e curiosidades. 'Às custas' de rio podemos sobreviver por muitos e muitos anos. Após um trabalho como esse, temos certeza que iremos pensar duas vezes antes de jogar uma latinha no rio. O homem parece não saber a importância de um rio e por isso pode ficar sem ele"

Placa encontrada na bacia:
"Existe outro rio, que vive dentro do rio, que não navega, não passa, que mora dentro da gente"

Autoras: Débora, Flávia e Júlia Garavello 7G

Parabés meninas! Fiquei emocionada!
Beijos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Na questão 8, letra c) da prova da 7 serie apareceu uma pérola, mais de uma vez. Vou contar o fato, mas não vou relatar quem foi, conforme combinamos.
A pergunta era:
"Os índios, ao observarem a paisagem, deram o nome de Caatinga para a vegetação. EXPLIQUE por quê."

Resposta pérola: Deram o nome de caatinga por causa do fedor.

Eu ri!

Beijos

12

Oi galerinha,

Segue abaixo o gabarito. Não deixem de conferir as respostas de vocês e qualquer dúvida individual é só me procurar!Coloquei algumas observações importantes, relacionadas ao processo de correção, ou seja, alguns erros que percebi que alguns cometeram e que escrevo para ser uma boa dica para que ninguém erre na trimestral! APROVEITEM!!!!
beijos

QUESTÃO 1 (1,O PONTO)
As duas teorias podem estar corretas, porque a vegetação do Cerrado se adaptou tanto às condições do clima, quanto às condições do solo. No caso do clima tropical,a vegetação possui recursos para sobrevivência no período de seca, como as raízes profundas e no caso do solo pobre, a vegetação possui troncos retorcidos, para melhor distribuir os nutrientes.
OBSERVAÇÕES: Cerrado e Caatinga são vegetações diferentes, com adaptações diferentes. Não confundam!
No Cerrado, o clima é tropical,ele não é MUITO seco. O período de seca é concentrado no inverno, ou seja, as chuvas não são bem distribuídas.

QUESTÃO 2 (1,0 PONTO)
A aceleração do desmatamento do Cerrado é explicada pelo descaso da sociedade brasileira em relação a esse bioma. O Cerrado não é uma vegetação florestada e, devido a isso, nem é protegido pela Consituição brasileira como uma patrimônio natural do país, o que facilita muito o desmatamento.
OBSERVAÇÕES: a tecnologia também foi importante nesse processo, porém, ela aumentou o interesse em desmatar o Cerrado. Se houvesse uma proteção legal do Cerrado, mesmo havendo a melhor tecnologia, ele estaria protegido, ok?!
Nós discutimos sobre a sociedade atual em que há comida para todos os habitantes da Terra, porém ainda há fome, e muito fome. Dessa forma, é preciso tomarmos cuidado, pois será que podemos afirmar que há a necessidade de desmatar para produzir mais alimento??
QUESTÃO 3 (1,0 PONTO)
A região Sudeste do Brasil possui o maior IDH do Brasil, porém isso não significa que esse desenvolvimento humano alto atinge a todos os habitantes da região igualmente. O IDH trabalha com a média e, portanto, não revela a desigualdade social da região, que é alta, como nos mostra a charge.
OBSERVAÇÕES: O IDH leva em conta os moradores que possuem baixa renda sim, mas quando eles são colocados no cálculo estatístico, eles são nivelados, ou seja, passam a fazer parte de uma média.
Nessa questão, existiram respostas em que a crítica não foi feita ou outra forma de crítica foi feita, sem levar em consideração a charge, tal como pedia o enunciado (Utilizando a charge...)
QUESTÃO 4 (1,0 PONTO)
O Governo brasileiro passou a investir no processo de industrialização do país com a crise do café, que foi uma crise internacional. O Governo investiu na infraestrutura, como rodovias, hidrelétricas, fios de telefone e deu incentivos fiscais para atrair as indústrias internacionais.
OBSERVAÇÃO: Nessa questão é importante falar como o Governo investiu, ok? Existiram respostas vagas, que não explicavam o investimento do Governo, apenas falavam que o Governo investiu. Fiquem atentos!
QUESTÃO 5 (1,0 PONTO)
O trânsito é um problema social e econômico porque afeta o dia a dia dos moradores das cidade, que passam muito tempo no trânsito, causando estresse, podendo gerar atrasos pro trabalho. O trânsito também afeta a distribuição de mercadorias, afetando o comércio. Um outro exemplo são as empresas que, hoje, preferem não se instalarem nas métropoles, fugindo dos problemas do trânsito.
QUESTÃO 6
a) Ciclo do ouro. (1,0 PONTO)
b) Ciclo do café. (1,O PONTO)
c) (1,0 PONTO) Com o fim da escravidão, os negros estavam livres, porém, devido ao preconceito racial os latifundiários não quiseram contratá-los, mesmo sendo para cumprirem o mesmo trabalho que faziam. Os latifundiários, através do Governo, incentivaram europeus a virem para o Brasil para substituirem a mão de obra escrava. Dessa forma, os negros ficaram desempregados.
OBSERVAÇÕES: Os negros foram taxados de preguiçosos, devido à resistência que tinham à escravidão, pois, tentavam fugir e formar quilombo, além de fazer "corpo mole", pois eram muito explorados, às vezes trabalhavam até 20 horas por dia. Muitos dos alunos lembraram muito bem esse fato, porém é preciso ficar atento, pois os negros foram taxados de preguiçosos de forma preconceituosa. Além disso, é preciso tomar cuidado para que não haja a defesa da escravidão, mesmo sem ser essa a intenção, por isso reler as respostas é importante!
QUESTÃO 7(1,5 )
A atração das cidades brasileiras é uma explicação para o êxodo rural, porém não é a única. Se a vida no campo estivesse boa, os habitantes prefeririam permanecer no campo. Então, a realidade do campo brasileiro é uma realidade de expulsão da população, justificada, principalmente, pela presença de grandes latifúndios e pela falta de terras para os trabalhadores. Ou seja, a má distribuição de terras no campo é a principal causa da expulsão do homem no campo.
OBSERVAÇÕES: O uso de tecnologias e de máquinas também expulsa o homem do campo. No entanto, se tivessemos uma boa distribuição de renda e de terras no Brasil, os moradores do campo, teriam acesso a essas tecnologias e permaneceriam nas suas terras. Além disso, é preciso tomar cuidado com algumas colocações, porque nós moramos na cidade e não sabemos como é morar no campo e, às vezes, achamos que morar no campo é pior. Muitos dos trabalhadores que vieram da cidade, vieram em busca de uma vida melhor, porém não a encontraram e gostariam de ter sua terra para voltarem para o campo, pois gostam da vida no campo, pois sabem trabalhar com a terra. Isso não é pior do que morar na cidade. É uma vida diferente, porém não é pior! Outra coisa importante, é que a cidade precisa do campo, pois é no campo que se produzem os alimentos para a cidade. Uma informação extra, interessante e importante, é que a maior parte dos alimentos que abastecem as metrópoles brasileiras é produzida em pequenas e médias propriedades por famílias (agricultura familiar). Os grandes latifúndios produzem para exportar. Precisamos mais dos trabalhadores do campo do que imaginamos!
QUESTÃO 8
a) (1,0 ponto)A carnaúba é um grande exemplo de que como os sertanejos aproveitam tudo o que a vegetação oferece. Da carnaúba, usa-se a palha para fazer teto de casas, usa-se o fruto, faz-se medicamento, usa-se a madeira, usa-se a cera em diversos setores da indústria e até mesmo para fazer bala.
OBSERVAÇÕES: Nessa questão, muitas respostas foram vagas, repetindo a pergunta, sem EXEMPLIFICAR, como foi pedido. Uma coisa importante é que a pergunta se refere aos sertanejos e à caatinga, pois todo o contexto do texto é esse, então, o exemplo tem que estar nesse contexto.
b) (1,5) A resistência da vegetação da caatinga ao sol é o xeromorfismo, um mecanismo da planta, para que, nas condições de calor que existem no semiárido, a planta não evapotranspire muito. Esse mecanismo é a produção de uma cera que reveste o corpo da planta.
OBSERVAÇÕES: Muitos de vocês confundiram resitência ao SOL com resistência à SECA. Por mais que esses elementos estejam ligados, nesse caso, eles não são iguais. Também é importante destacar que o calor não é a causa para a seca e um bom exemplo disso é a Amazônia, que é quente e úmida.
c) (1,0 ponto) Os índios, ao observarem a paisagem, perceberam que se detacava na paisagem uma vegetação branca e cinza no período da seca, que é a maior parte do ano, desta forma, deram o nome para a paisagem de Caatinga que significa "mata branca".
OBSERVAÇÕES: Essa era uma questão muito fácil e que foi trabalhada em sala. Fiquei surpresa pois existiram mais erros do que eu esperava. Eu considero que muitas respostas foram enrolações. Inclusive, uma delas que não apareceu somente uma vez, eu vou colocar no pérolas geográficas.
QUESTÃO 9
Letra b)
OBSERVAÇÕES: Nem sempre as outras alternativas estão completamente erradas. É preciso marcar a mais correta de acordo com o contexto e o que está sendo perguntado. Fique sempre atento ao enunciado!
A desertificação é um impacto que ocorre onde há o clima semiárido, pois este está se transformando em clima árido.
Dessa forma, ela não pode ocorrer na Zona da Mata.
Na letra c: realmente a região mais atingida pela desertificação é o sertão. No entanto, não é porque o sertão atinge altas temperaturas e sim porque é seco.

6
quinta-feira, 22 de julho de 2010

Oi gentes,

De Valencia para Madrid, muita coisa mudou. Valencia tem 1 milhao de habitantes, mas tem cara de cidade do interior. No nosso caso, cidade do interior mediana, como Juiz de Fora ou Uberlandia e nao de "roça". Em Madrid, logo de cara, é possível sentir o ar de cidade global. Ontem andei de metrô por aqui. Há muitas linhas, mais do que em Sao Paulo, mas confesso que achei tudo muito parecido. Fiquei pensando se isso tem a ver com padronizações da modernidade. Mas sei que, no final das contas, essa padronização me ajudou. Nao tive dificuldades, tudo caminhou bem.
A cidade tem mais vida e isso é muito claro nas ruas e no metrô. Se em Valência não havia mendigos e pedintes, Madrid tem muito mais. A crise chegou mesmo. Mas não há crianças nos sinais de trânsito, como aí. Pessoas do mundo todo, de todos os tipos, de todas as etnias, de todas as cores e tamanhos se misturam. Ate aí, tudo bem, pois estamos acostumados a isso no Brasil. Os diferentes, aos nossos olhos, são os mulcumanos, que aqui são em grande número. Lembrei-me, inclusive, do atentado terrorista que ocorreu no metrô aqui. Não estava com medo, porque não tenho esse tipo de julgamento e sei bem, é claro, que fundamentalismos estão por toda a parte e por diversas razões. Além disso, é possível perceber que as relações são mais segregadas, o que não quer dizer q no Brasil nao sejam.
Entrei numa loja pra ver blusa da Espanha campeã e eu estava com a blusa do Galo. Lá estavam brasileiros...hahah...é impressionante! Percebo que estamos por todos os lugares, quase uma diáspora, forçada ou não..alem de turistica, como nós.
Fui ao Santiago Bernabeu, para quem não sabe, o estádio do Real Madrid e é claro que fiz questão de ir com a blusa do meu time de coração. Foi ótimo, os alunos adoraram e eu também. O mais interessante é que os lugares para que as pessoas saiam do estadio sao chamados de vomitorios..Risos...
Estou adorando Madrid, mas estou com muitas saudades! Percebo mais fortemente a minha dificuldade em me desenraizar do Brasil. Sinto falta dos brasileiros, da comida (meu sonho é comer arroz com feijao). Ainda bem que estou com mais 90 brasileiros por aqui..:Risos..Muitos espanhóis são arrogantes, têm o rei na barriga, nos desprezam. Ha os engracados, os gente boa, mas...
Beijos galera!
Inté!

sábado, 10 de julho de 2010




Ois,
Só algumas fotos para vocês acompanharem o que estou conhecendo por aqui!
Foto 1: Cidade da Ciência e das Artes em Valencia - España.
Fotos 2 e 3: Centro de Valencia-España!
Bejitos...

9
sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pessoal do 1 ano,

O video do trabalho sobre paisagens está no blog...Deem uma olhada mais abaixo...Ou entao cliquem no topico: 1 ano: sala de aula!!
Quem procura acha ne?

Beijos e bom trabalho!

0
terça-feira, 6 de julho de 2010

Antes de pousarmos, vi o mar e a costa européia.O mapa do avião indicava que era a divisa de Portugal com Espanha.Era Oceano Atlântico.Entramos na Espanha, paisagem vista de cima, como numa fotografia aérea. Paisagem beje e marrom. Tudo muito pálido. Nada das matas verdejantes do Brasil. Relevo plano, muito plano. Lá de cima eu via uma plantação, mas não identifiquei na hora. Não é uma plantação comum no Brasil e confesso que não a conhecia. Eram as oliveiras. Lá de cima, cada árvore era uma bolinha verde. Muito interessante. As bolinhas verdes se repetiam na paisagem.
Aterrissamos em Madrid! Na Emigração foi rápido e tranqüilo.
Saindo do aeroporto, sentimos a mudança climática. É verão! E verão do clima mediterrâneo, meus alunos do 1 ano sabem: muito seco!
Na viagem de ônibus até Valencia tinha dúvida do que eu queria fazer: queria dormir, queria ler o livro, queria ver a paisagem! Acabei fazendo um pouco das três coisas. Comecei com a paisagem que não podia esperar. Lembrei-me do trabalho do 1 ano sobre paisagens! Será que eu só penso em aulas? Agora eu via aquela mesma paisagem espanhola, porém sob um ângulo diferente: lateral. Tinham oliveiras, trigais. E tinham pinheiros. Muito interessante porque tive que mudar a minha sensação. Ao ver um pinheiro, no Brasil, eles costumam estar “deslocados” na paisagem, exceto na região sul. Quando vejo os eucaliptos na paisagem brasileira, aquilo me causa estranhamento. Aquela paisagem toda igual não combina com o Brasil. Mas combinava com a Espanha.
Logo percebi que a mudança climática seria ainda mais intensa. Já eram quase oito da noite, mas não era noite. Uma sensação estranha também por causa do fuso horário. São cinco horas a mais. Fiquei pensando nisso: muita coisa que eu ensino para os meus alunos eu estava vivenciando. Fiquei ainda mais emocionada! Só penso nisso mesmo...
Todos que conhecem a Europa falam das estradas. Só vendo para crer. São realmente excelentes...
Emoção de estar aqui...Isso é importante destacar!! Ficava sem graça de falar, pq todo mundo já conhecia a Europa, menos eu...Até a maioria dos alunos..Só uns gatos pingados que não...e todo mundo falava do exterior como se fosse logo ali, na esquina. Ninguém queria esnobar, mas contar das experiências..e eram muitas...risos... eu até fiquei sem graça de demonstrar a minha emoção...mas não consegui me conter...GENTE, EU ATRAVESSEI O ATLÂNTICO PELA PRIMEIRA VEZ, CRUZEI A DORSAL MESO ATLÂNTICA (vcs devem estar pensando: q nerd, ela só pensa em Geografia...haha), CRUZEI A LINHA DO EQUADOR, A PRIMEIRA VEZ NO HEMISFÉRIO NORTE e por ai vai....hehehe...
Em breve, vou postar fotos!!
Beijos hispânicos!
Flora

16
segunda-feira, 5 de julho de 2010

Oi gentes,

Tudo bom?? Buenas aos navegantes do GeoDiálogos!! Entrei agora só para dizer que chegamos bem na Espanha! Deu tudo certo na viagem! Estou muito animada! Muito feliz de estar aqui e com saudades de todos!
Ah! Li um livro inteirinho até agora! É o livro que a 8 série vai ler...É muito legal...Indico a todos: "O clube do filme"...Eu só trouxe dois livros e um já foi! risos...
Continuarei dando mais noticias e com mais detalhes pelo blog!! Acompanhem!!
Beijos,
Flora

3
domingo, 4 de julho de 2010

Aproveitando exercícios já postados, divulgo algumas fotos de temas relacionados.


Aglomerado da Serra - Belo Horizonte - Na parte inferior da foto, alguns prédios do Projeto Vila Viva. A alta aglomeração de pessoas e a infra-estrutura precária não é suficiente.


Comunidade Quilombola Rural - Município de Ouro Verde de Minas, nordeste de Minas Gerais, onde o IDH é muito baixo. Fotos de algumas expressões da cultura negra.



Foto tirada na estrada entre Rondonópolis e Cuiába (MT). A Monocultura da soja nos latifúndios são práticas encontradas no Mato Grosso.

Podemos dialogar sobre tais temas: IDH - Monocultura - Latifúndio - Aglomeração Urbana - Cultura Negra.
Faça alguma pergunta ou deixei seu comentário!!
Abraços.

sábado, 3 de julho de 2010

Queridos do 1 ano,

O video acima será utilizado no trabalho sobre paisagens! Vocês receberão as instruções!!

Beijos,

Flora

5
quinta-feira, 1 de julho de 2010

Oi galerinha,


Não olhem as respostas antes de fazerem os exercícios. Usem as respostas para conferir e corrigir!

QUESTÃO 1
O nordeste realmente não é uma região homogênea, o que comprova que existem "vários nordestes" é o fato de podermos dividir essa região em sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

QUESTÃO 2
Os latifúndios da Zona da Mata são utilizados para a monocultura da cana-de-açúcar, já no Agreste predominam as médias propriedades com a policultura. Essa diferença da distribuição de terras é fundamental para definir o tipo de produção agrícola.

QUESTÃO 3
O desmatamento no Cerrado é três vezes maior do que na Amazônia, pois o Cerrado é um bioma que não é protegido pela Constituição Brasileira. Essa falta de proteção ocorre porque a sociedade brasileira, em geral, desvaloriza os biomas que não são florestados. Por isso, o desmatamento da Amazônia costuma ter maior visibilidade.

QUESTÃO 4
O primeiro momento histórico que atraiu população para o sudeste brasileiro foi o ciclo da mineiração em Minas Gerais. O segundo momento histórico foi o ciclo do café, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esses dois ciclos foram marcados pela mão-de-obra escrava e negra, capturada na África. O terceiro momento histórico é a industrialização que teve início na década de 1930, em que a mão-de-obra já era livre e recebia salários.

QUESTÃO 5
A principal herança do tempo da escravidão, infelizmente, é o preconceito racial. O IDH dos negros no Brasil é inferior ao IDH dos brancos. A maioria da população que tem baixo poder aquisitivo e que mora em favelas e nas ruas é negra. Expressões da cultura negra ainda são desvalorizadas, como por exemplo a capoeira e o candomblé.

QUESTÃO 6
A vegetação da caatinga é xerófila. Possui um mecanismo fisiológico (do corpo) chamado xeromorfismo, que é a produção de uma cera para proteger a planta do calor e da desidratação. As folhas são pequenas, normalmente são espinhos, para evitar a perda de água.

QUESTÃO 7
Desertificação significa a transformação de um lugar em deserto. Os desertos são definidos pela baixa pluviosidade, o que significa que o sertão nordestino está ficando ainda mais seco do que já é. Esse processo ocorre, devido, principalmente, ao desmatamento e ao mau uso do solo, com o excessivo pisoteamento do gado.

QUESTÃO 8
As regiões metropolitanas possuem, na atualudade, uma aglomeração de pessoas e a infra-estrutura para essa aglomeração não é suficiente. O que se observa é um trânsito caótico que atrapalha a circulação de pessoas e de mercadorias. A violência urbana, como marca principal do processo de desigualdade social. O desemprego, as filas em hospitais, as enchentes devido à impermeabilização do solo, o deslizamento de terras são mais alguns exemplos de problemas urbanos nas metrópoles brasileiras.

8
quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oi meu queridos,

Aproveitem para fazer os exercícios abaixo. No livro de vocês também tem exercícios, não deixem de fazer. Se tiverem qualquer dúvida durante o estudo é só perguntar por aqui ok?
Beijos e bons estudos!!
Flora

QUESTÃO 1
ARGUMENTE a favor ou contra a frase a seguir: “O nordeste não é uma região homogênea, podemos dizer que há vários nordestes”.

QUESTÃO 2
DIFERENCIE os espaços agrários da Zona da Mata e do Agreste, quanto à produção e à distribuição de terras.

QUESTÃO 3
O desmatamento no Cerrado é três vezes maior do que na Amazônia, mas mesmo assim, ele não tem grande visibilidade.EXPLIQUE por quê.

QUESTÃO 4
DESCREVA os três principais momentos históricos do Brasil que atraíram uma boa quantidade de pessoas para a região Sudeste.

QUESTÃO 5
IDENTIFIQUE algumas heranças da escravidão do Brasil na atualidade.

QUESTÃO 6
EXPLIQUE as adaptações da vegetação da caatinga ao clima semiárido.

QUESTÃO 7
DESCREVA o processo de desertificação no sertão nordestino.

QUESTÃO 8
EXPLIQUE as dificuldades atuais que vive a população das regiões metropolitanas do sudeste.

10
quarta-feira, 23 de junho de 2010

Oi pessoal do 1 ano,

O exercício abaixo será debatido na aula de terça que vem, dia 29/06. Ele é importante por abordar o tema da prova multi/interdisciplinar. Aproveitem!

Tema: Atualidades (tema da prova multi/interdisciplinar)
Pesquisa sobre (considerando o ano de 2010):
1) Furacões
2) El Nino
3) Terremotos
4) Vulcões
5) Copa do mundo (comparar os mundiais da copa do mundo desde 1930 quanto a questao econômica e social - a globalização do "futebol")
6) Buscar a reportagem sobre "depósito de gente" na cidade do cabo para a Copa de 2010.

Registrar:
1) Título da matéria
2) Data e localização
3) Fonte da matéria
4) Principais ideias da matéria
5) Opinião deles sobre a matéria

0
domingo, 20 de junho de 2010

Favela - polícia
(Vivienn 7G)

São os policiais descendo de camburão
Dizendo que tudo que fazem é para o bem da nação
Mas tiram pessoas da casa delas
Saindo da favela indo para a prisão

É o jovem embriagado descendo a avenida
São as armas ilegais tirando vidas
"Em legítima defesa", a polícia cede
É sair da delegacia que o ciclo se repete

Não existe país sem civilização
Mas tá no papel que somos uma nação
Favela-polícia, não é civilização
É só uma selva de agressão

8

Infelizmente esse questionamento ainda está vivo em nossa sociedade!!! Após 122 anos da assinatura (13 de maio de 1888), da lei que promoveu um projeto para banir em definitivo a escravidão, o que encontramos atualmente é uma situação ainda vergonhosa nos indíces de erradicação desse tipo de dominação. O Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir o regime da escravidão, e parece que alguns de nossos políticos, desejam ver essa situação não sendo alterada.

Desde 2004, permanece estacionada à espera de votação em segundo turno no Plenário da Câmara, uma proposta (Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001) que prevê o confisco de terras que usam trabalhadores em regime análogo à escravidão.

http://www.trabalhoescravo.org.br/



Escravidão é violação dos direitos humanos e a sua utilização deve ser tratada como crime. Se um proprietário de terras realiza essa prática, ele deve perdê-la, sem direito a nenhuma indenização. Essa medida pune aqueles que roubam a dignidade e a liberdade das pessoas.

Quando essas práticas criminosas contra os trabalhadores sera banida??

Você sabe em que tipo de atividades ainda encontramos trabalho escravo???

Compartilhe suas idéias, pesquise na internet e divulgue links de notícias, vídeos e músicas sobre o assunto. Vamos dialogar??

Você já assinou a petição pela aprovação do PEC-438?
http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/


Abraços..
L. Zenha.

7
quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Brasil adiciona mais um triste campeonato mundial à sua coleção. O País é o principal destino de agrotóxicos proscritos em diversos países."Estamos consumindo o lixo que outras nações rejeitam", disse Rosany Bochner.
Razões culturais não podem deixar de ser mencionadas. O consumidor brasileiro se preocupa muito pouco com as condições de produção dos alimentos que lhe são oferecidos nas feiras livres ou nos supermercados, diferentemente do que ocorre no mundo desenvolvido. As principais preocupações do consumidor são com o preço dos alimentos e sua aparência, que pode ser enganosa.
O Assentamento Pastorinhas (do MST), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil, está produzindo de forma coletiva, em 10 hectares de terra, mais de 40 tipos de verduras e legumes com adubação orgânica (nada de agrotóxico) e preservando 142 hectares de Mata Atlântica, de onde só pegam alguns galhos secos para alimentar fogão a lenha e recolhem mel silvestre em colméias espalhadas pela mata. Assim, o Assentamento Pastorinhas aponta o rumo da resposta que o povo brasileiro deve dar ao agronegócio.

(Fonte: Jornal Estado de São Paulo (Estadão), Editorial, 09.06.2010.)

5
sexta-feira, 4 de junho de 2010

O pior é que há quem concorde com a amiga da Mafalda! Escondê-los ou nos escondermos atrás das grades dos condomínios (como discutimos em sala através da música do Rappa) não soluciona a origem do problema...Às vezes colocamos insufilm nos carros para não vermos essa realidade...

Beijos

11
sábado, 29 de maio de 2010

Oi gente,
Vocês têm me pedido para colocar pérolas geográficas...Como eu não tenho nenhuma para contar de sala de aula, lembrei-me desse vídeo!
Seguem algumas pérolas, não são todas geográficas...
Dá pra dar algumas risadas!
Beijos,
Flora

20
quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sábado passado, lendo a prova Suplementar de Português da 7 serie, li uma frase que me tocou, que me fez parar para pensar!! Às vezes repetimos coisas sem nem percebermos, mas as palavras têm poder, porque têm significados...A frase era: "Não existem crianças DE rua, existem crianças NA rua!". Não me lembro mais o autor, mas lembro dela, lembro que o "DE" e o "NA" estavam assim destacados, para que os seus significados não passasem despercebidos. O Português é uma língua mágica mesmo, muda-se uma palavrinha, com duas letras e tudo muda.
Foi a frase do meu final de semana...E claro que eu lembrei que também estava trabalhando esse tema com meu alunos da 7 serie. Para completar, na segunda-feira, tive oportunidade de assistir a um filme "O contador de Histórias" sobre a história de vida de um menino que vivia NAS ruas de Belo Horizonte!! Isso mesmo, da nossa cidade!!
Vi, chorei, me emocionei, fiquei tensa, gostei! Continuei pensando no tema, aquela frase lida no sábado, voltou a cabeça..Fiquei alegre por ter tido uma infância feliz, diferente da de Roberto Carlos Ramos, o personagem verdadeiro do filme! E fiquei triste ao mesmo tempo, por saber que "a infância roubada" ainda é uma realidade em Belo Horizonte, no Brasil, no mundo. Ninguém nasce querendo ser ladrão ou qualquer coisa do tipo. Não é mesmo?

Beijos,
Flora

7

QUESTÃO 1
A partir do processo de industrialização, a sociedade foi se tornando cada vez mais urbana. As cidades cresceram em tamnho e em quantidade. Nas cidades, a relação da maior parte da população com o rio é indireta, ou seja, as pessoas não convivem com o rio e, portanto, não o respeitam. Não vão até o rio para buscar água ou se banhar e ele acaba sendo destino para o esgoto.
QUESTÃO 2
A afirmação está incorreta. Há países e regiões do mundo em que a água potável é escassa. Há guerras por água. No caso do Brasil, há uma abundância de água em seu território, mas não podemos esquecer de duas coisas: mesmo abundante a água potável está cada vez mais poluída e o sertão nordestino sofre com a escassez de água.

QUESTÃO 3
As duas regiões localizam-se no nordeste do Brasil e, por isso, possuem esse nome. Elas ocupam uma área muito parecida, porém com algumas diferenças importantes. A região nordeste do IGBE possui 9 estados e respeita as suas fronteiras. A região geoeconômica do nordeste não respeita as fronteiras dos estados e inclui, por exemplo, o norte de Minas Gerais.

QUESTÃO 4
Um floresta é uma vegetação onde predomina o estrato arbóreo, ou seja, onde há a maior presença de árvores.

QUESTÃO 5
O elemento natural que permite o desenvolvimento de uma floresta é a umidade. Há florestas em áreas frias do planeta, que são úmidas. Isso nos mostra que não é a temperatura que define, mas sim a umidade.

QUESTÃO 6
A maior parte da área coberta pela Mata Atlântica (originalmente) é de planalto. No planalto predomina o processo erosivo. Esse processo passou a ser acelerado com a retirada da floresta, pois a vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo e segura o solo com sua vegetação.

QUESTÃO 7
Respostas possíveis:
- O clima define características da vegetação. A quantidade de umidade disponível, por exemplo, define se a vegetação será de floresta ou não. A vegetação do Cerrado é adapatada a um período mais longo de seca, por isso não se desenvolveu como floresta.
- O clima define características da vegetação. A temperatura define a biodiversidade. Temperaturas altas permitem o desenvolvimento de diferentes espécies.
- A vegetação influencia na temperatura e na umidade do lugar onde ela está presente. A vegetação aumenta a umidade, devido à evapotranspiração e diminui a temperatura.

QUESTÃO 8
Além do aumento da poluição nos rios, as cidades são construídas com materiais que deixam o solo impermeável. Dessa forma, as águas das chuvas e dos rios não têm onde infiltrar, aumentando a quantidade e a altura das enchentes. Os rios, muitas vezes, são canalizados, o que agrava ainda mais as enchentes.

QUESTÃO 9
Adaptações ao solo ácido: troncos tortuosos para facilitar na distribuição de nutrientes.
Adaptação ao período de seca: raízes profundas para retirar água do nível freático.
Adaptação às queimadas naturais: troncos grosos e cascas grossas como proteção ao fogo.

7
terça-feira, 25 de maio de 2010

Aproveitando a postagem sobre a visita ao aquário recém inaugurado em BH, compartilho com os navegantes do blog, fotos de uma viagem ao norte de Minas Gerais no ano de 2008. A sequência das fotos representa a ordem (a partir de Januária) em que as cidades a beira do Rio São Francisco se encontram no sentido Sul/Norte até próximo a divisa com o Estado da Bahia.



Município de Januária. (A cidade já foi alagada várias vezes. A foto foi tirada de cima de um grande dique, que foi construído para evitar esse fato nos períodos de cheia em que o rio aumenta muito o seu volume. O rio já não tem a mesma força de antigamente e não assusta mais os moradores dessa forma. Veja a distância).


Município de Pedras de Maria da Cruz. Apesar de tantos maus-tratos, o rio ainda nos proporciona paisagens exuberantes, não é?




Município de Itacarambi


Município de Manga - Ainda existem inúmeros lugares que o transporte de um lado ao outro do rio é feito por balsas. (Na foto, dois caminhões de carvão vegetal fazem à travessia).

Dialogando:
Alguém conhece as cidades citadas?


Conhecem algum outro trecho do rio? se tiverem fotos, compartilhe também!!!

abraços!!!!!


4
domingo, 23 de maio de 2010

Oiiis,
Não poderia deixar de preparar uns exercícios para vocês estudarem para a suplementar (Quem precisa né?) !! Não deixem de fazer!! O gabarito sai em breve...
Bom trabalho!
Beijos

QUESTÃO 1
EXPLIQUE como a industrialização transformou a relação da sociedade com os rios.
QUESTÃO 2
ARGUMENTE a favor ou contra a afirmação:
“A água potável é distribuída de forma desigual na superfície terrestre. No caso do Brasil, não há porquê nos preocuparmos em relação a sua disponibilidade”.
QUESTÃO 3
O IBGE definiu uma região nordeste para o Brasil e Pedro Geiger, ao dividir o Brasil em regiões geoeconômicas, também. DEFINA as semelhanças e as diferenças entre esses "nordestes".
QUESTÃO 4
As florestas ocupam amplas e diferentes regiões no território brasileiro. EXPLIQUE como definimos o que é uma floresta.
QUESTÃO 5
Qual é o principal elemento natural que permite o desenvolvimento de uma floresta? JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 6
RELACIONE o desmatamento da Mata Atlântica ao processo erosivo.
QUESTÃO 7
EXPLIQUE uma relação entre o clima e a vegetação.
QUESTÃO 8
DESCREVA as consequências da construção de cidades para os rios.
QUESTÃO 9
DEFINA as principais adaptações da vegetação do cerrado.

7

Oi galerinha da 7 série,
Estive hoje no Aquário da Bacia do São Francisco, no Zoológico de Belo Horizonte!! Estive lá para acabar de preparar o trabalho que vocês farão!! Estão vendo? Eu trabalho até no domingo por vocês!! Iremos visitar o Aquário em breve!! Vocês receberão as circulares!! Já podem começar a pesquisar!!
Vocês vão adorar!!!
Beijos,
Flora
Ps: Esse post está parecendo do twitter!!

4
domingo, 16 de maio de 2010

O dia 13 de maio, famoso por ser a data da abolição dos escravos no Brasil, é, para os movimentos negros do país, mais um dia de mobilização e lutas por direitos e políticas públicas. Em 2010, completaram-se 122 anos da Lei Áurea, mas sabemos que muitas heranças históricas ainda estão presentes no nosso cotidiano. O fim da escravidão foi um passo muito importante, mas não garantiu uma melhoria de vida para os negros. Deixaram de ser escravos e foram transformados em desempregados, devido ao preconceito racial.
A música do Natruts (abaixo) nos chama a atenção para a cultura negra. A música está na primeira pessoa e é cantada por um negro (nenhum específico, qualquer negro pode cantá-la). Quem escreve a História são os vencedores e a História dos que não estão na elite é apagada ou distorcida. Esse é o protesto da música!
Ainda bem que as coisas melhoraram, mas ainda precisam melhorar muito!
O agogô, citado na música, é um instrumento de percussão criado pelos negros. O protesto da música é que esse instrumento é hoje muito utilizado no carnaval de Salvador. Entretanto, os negros não ficam dentro das cordas do carnaval de Salvador (abadás), lugar caro, onde ficam normalmente os que podem pagar por ele. Que contradição, não?
LEIAM A MÚSICA E VEJAM O CLIPE:
http://www.youtube.com/watch?v=VKo_Oi7P1qk
  • PALMARES 1999 (Natruts)
    A cultura e o folclore são meus
    Mas os livros foi você quem escreveu
    Quem garante que palmares se entregou
    Quem garante que Zumbi você matou
    Perseguidos sem direitos nem escolas
    Como podiam registrar as suas glórias
    Nossa memória foi contada por vocês
    E é julgada verdadeira como a própria lei
    Por isso temos registrados em toda história
    Uma mísera parte de nossas vitórias
    É por isso que não temos sopa na colher
    E sim anjinhos pra dizer que o lado mal é o candomblé
    A energia vem do coração
    E a alma não se entrega não
    A influência dos homens bons deixou a todos ver
    Que omissão total ou não
    Deixa os seus valores longe de você
    Então despreza a flor zulu
    Sonha em ser pop na zona sul
    Por favor não entenda assim
    Procure o seu valor ou será o seu fim
    Por isso corre pelo mundo sem jamais se encontrar
    Procura as vias do passado no espelho mas não vê
    E apesar de ter criado o toque do agogô
    Fica de fora dos cordões do carnaval de salvador

17

Oi gente boa,

Primeiramente, quero lembrar a todos (porque eu já avisei em sala) que o conteúdo da prova Suplementar é o mesmo da prova trimestral (na 7 serie e no 1 ano)
Só algumas dicas para estudar para a suplementar!!
  • Refaçam as provas da Etapa, observando o que você errou e buscando melhorar a sua escrita, para que sua resposta fique mais clara e mais completa.
  • Releiam o caderno, pois eu sempre busco registrar os tópicos principais da matéria.
  • Façam sempre as relações de interdependência, pois elas são importantes.
  • Quando estiver fazendo a prova, sublinhe no enunciado as palavras principais, para que você não esqueça de nada e também para que responda o que foi perguntado.
  • OBSERVE os comandos: CITE, IDENTIFIQUE, EXPLIQUE, DESCREVA, DIFERENCIE, RELACIONE...Cada um tem uma função. Acontece de o enunciado pedir: CITE e EXPLIQUE, e alguns alunos só citam, por exemplo. Fica incompleto.
  • Após o término da prova, é importante fazer a releitura. Não releia apenas as suas respostas, mas também o enunciado, pois muitas vezes vocês não respondem o que está sendo perguntado.

Se estiverem alguma dúvida no processo de estudo, é só me procurar que eu tiro, ok?!
Bons estudos!!
Boas provas!!
Beijos

6
quarta-feira, 12 de maio de 2010

ATENÇÃO, ATENÇÃO: terra (com letra minúscula) é sinônimo de sedimentos que ficam no solo ou de propriedade rural. Terra (com letra maiúscula) que é o planeta. Nas próximas provas, vou considerar o que estiver escrito, OK?!
Beijos,
Flora

Lá vai o gabarito...

QUESTÃO 1
RESPOSTAS POSSÍVEIS:
A poluição com dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, vinda de indústrias e de automóveis interfere no clico da água, pois esses poluentes reagem com a molécula de água (em vapor) aumentando a acidez da chuva.

Com o desmatamento, há uma redução da taxa de evapotranspiração, que diminui, portanto, a umidade do ar, diminuindo a pluviosidade, afetando o ciclo da água.

O aquecimento global aumenta a temperatura do ar e poderá causar o aumento do nível do mar, alterando as taxas de evaporação e, portanto, de pluviosidade.

Não poderá ser aceito como resposta: El niño e La niña, pois eles são fenômenos naturais e não resultantes de impactos.

QUESTÃO 2
a) El niño.
b) Os tufões são fenômenos naturais, que se formam sobre uma massa de água quente, acima de 26ºC, no Oceano Pacífico. Com o El niño, as águas do Oceano Pacífico ficam mais aquecidas do que o normal, aumentando a quantidade e intensificando os centros de baixa pressão, onde se formam os tufões.

QUESTÃO 3
Essa questão poderia ser explicada de diferentes formas, o importante é discutir sobre o modelo de desenvolvimento que é o capitalismo. No capitalismo, como a natureza é transformada em mercadoria, como conseqüência há a crise ambiental, pela superexploração dos recursos naturais. É por isso que os chamados países desenvolvidos são aqueles que mais contribuíram para a emissão de gases estufa. No capitalismo, ser desenvolvido é sinônimo, portanto, de poluir mais.

QUESTÃO 4
a) Os árabes deram o nome de “monção” (estação) para esses ventos, pois eles são definidos pelas estações do verão e do inverno, juntamente com a influência da maritimidade e da continentalidade. Esses ventos têm direção contrária de acordo com a estação do ano.
b) A fotografia foi registrada no verão, quando o continente se aquece mais rapidamente do que o mar, formando um centro de baixa pressão na área mais aquecida. Dessa forma, os ventos saem do oceano e vão para o continente, levando a umidade do mar, causando chuvas.

QUESTÃO 5
A inversão térmica ocorre no inverno, quando há a presença de massas de ar frio. Sem a massa de ar frio, o ar poluído consegue se dispersar (para o alto) na atmosfera. Quando uma massa de ar frio atinge uma cidade poluída, ela não permite a dispersão dos poluentes para a alta troposfera, pois, por ser mais densa, comprime o ar poluído perto da superfície, causando problemas respiratórios na população.

QUESTÃO 6
RESPOSTA: letra C

QUESTÃO 7
RESPOSTA: letra E

QUESTÃO 8
a) O elemento é o sol e o fenômeno é a rotação da Terra.
b) O sol é o grande responsável pela energia que define a dinâmica da biosfera. É o sol que aquece a atmosfera e que a ilumina, durante o período do dia, definido pela rotação da Terra, assim como o período da noite. O cotidiano dos seres vivos é definido pelos períodos do dia e da noite.

QUESTÃO 9
a) Duas conseqüências econômicas definidas pelo caos aéreo são a interrupção das transações comerciais, como importação e exportação de produtos na Europa e a diminuição do turismo para essa região.

b) As cinzas expelidas pelo vulcão estavam sendo espalhadas pela a atmosfera. Uma maior quantidade de cinzas barraria a entrada de raios solares, o que causaria um esfriamento da superfície e consequentemente da atmosfera.

Olá meu queridos,

Como eu combinei com vocês, segue abaixo o gabarito da prova. Confiram as suas respostas. Qualquer dúvida eu irei tirar!! Beijos...
QUESTÃO 1
a) (0,5) O relevo possui uma queda d´água (uma cachoeira).
b) (0,5)

c) (0,25) O rio Xingu é afluente do Rio Amazonas.
d) (0,25) O relevo da foz do rio principal é a planície.
e) (0,25) Massa equatorial atlântica (Também foi aceita como resposta a Massa Equatorial Continental)
f) (0,75) MEA: Forma-se no Oceano Atlântico, próxima à linha do Equador. É quente e úmida. MEC: Forma-se no oeste da Amazônia, próxima à linha do Equador, é quente e úmida.
g) (0,75) Os rios dessa região são caudalosos devido ao clima equatorial, caracterizado pela alta pluviosidade e um regime de chuvas bem distribuído ao longo do ano. As águas das chuvas seguem para os lençóis freáticos e para os rios.
h) (1,5) A construção de uma usina desse porte demanda o alagamento de uma área muito grande em plena floresta amazônica, sendo necessário o desmatamento da área, afetando a vida vegetal e animal da região, sendo esses os principais impactos ambientas. Já o principal impacto social está relacionado ao deslocamento da população dessa região para outros lugares e, nesse caso, principalmente de populações indígenas que aí habitam.

QUESTÃO 2
a) (0,25) Litorâneo úmido
b) (0,25) Vento
c) (0,75) A vegetação ajuda a fixar as areias das dunas com suas raízes, ou seja, a vegetação diminui a taxa de erosão das dunas, diminuindo o seu movimento.

QUESTÃO 3 (0,75)
RESPOSTA: Letra C.
Letra A: As fronteiras são linhas imaginárias marcadas pela sociedade, que podem ou não utilizar rios e divisores de água para demarcá-las.
Letra B: O IBGE, de dez em dez anos, faz o censo demográfico e não novas divisões regionais do Brasil.
Letra D: Qualquer forma de divisão de um território pode ser considerada uma forma de regionalização, ela pode seguir diferentes critérios e o clima é um critério possível.
Letra E: A região não é uma área autossuficiente, ela tem relações econômicas, políticas, sociais com outras regiões.

QUESTÃO 4 (0,75)
RESPOSTA: Letra A. O estado do Tocantins foi o último estado criado no Brasil. Sua área fazia parte do estado de Goiás e pertencia à região Centro-oeste, agora ele faz parte da região Norte.
Letra B: O autor Pedro Geiger não discorda da divisão do Brasil em estados, ele apenas optou por fazer sua regionalização sem considerar essas fronteiras, pois não se trata de uma divisão Oficial.
Letra C: Os nomes das cinco regiões do IBGE foram definidos de acordo com a a localização dessas regiões, em relação ao centro do Brasil (e não ao litoral).
Letra D: O Acre foi o último estado a integrar o território brasileiro, porém o contexto da conquista territorial foi o ciclo da borracha. O Brasil já era independente de Portugal, pois isso ocorreu em 1903.

QUESTÃO 5
(1,0) A característica citada pelo autor são os troncos retorcidos da vegetação do Cerrado. Esses troncos têm essa característica devido ao solo da região ser pobre e ácido. Os troncos retorcidos auxiliam na distribuição dos nutrientes dentro da planta.

QUESTÃO 6
a) (1,0) A vegetação tem o nome de “Mata Atlântica” porque é uma floresta, ou seja, que predomina o porte arbóreo e porque o seu desenvolvimento sofre influência das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, por ela estar localizada ao longo do litoral das regiões sudeste e nordeste do Brasil, predominantemente.
b) (0,25) Massa Tropical Atlântica
c) (0,75) Ela se forma no Oceano Atlântico, próximo ao Trópico de Capricórnio, por isso é quente e úmida.
d) (0,5) A vegetação que predomina no oeste e norte do estado de Minas Gerais é o Cerrado.
e) (1,0) A mudança que ocorre em Minas Gerais que determina a presença dessas duas vegetações é climática. Na região onde predomina a Mata Atlântica há uma maior disponibilidade de umidade, ou seja, chove mais, enquanto o Cerrado é uma vegetação adaptada a um período maior de seca ao longo do ano.

8
sábado, 8 de maio de 2010

Às vezes acontecem eventos muito legais na cidade e não ficamos sabendo...Às vezes, ficamos sabendo, mas a correria do dia a dia não nos permite aproveitá-los..
Mas estamos cada vez mais acostumados a ir em eventos em que se tem que pagar pelo lazer..E são esses eventos que, normalmente, são os mais divulgados...
Começa dia 8 de maio uma mostra muito interessante no Palácio das Artes!!

Vamos fazer algo diferente???

Ver fotografias de artistas que nos querem passar mensagens diferentes da mídia...E além disso, não temos que pagar por isso..

A mostra chama-se:
"Onde a Água encontra a Terra"

Mais informações: http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/1597,onde-a-agua-encontra-a-terra.aspx

APROVEITEM!!

beijos

5
domingo, 2 de maio de 2010

É Minas UAI!!!!! O Estado eu já informei. Rs.

Observe o MAPA a seguir que representa apenas uma parte do Estado de Minas Gerais. Os municípios que estão na cor azul são consideradas cidades importantes para os municípios ao redor e para toda região. Quais municípios são esses na COR AZUL???

Leia o Título;
Veja qual região está representada;
Observe a legenda;
Pesquise na internet;

Traga a informação para os navegantes do GEODIÁLOGOS.
Vamos ver quem conhece Minas Gerais!!!


....................Clique no MAPA para ampliar......................

Boa pesquisa!
FREE hugs......

6

Olá galerinha estudiosa!
Vou postar algumas dicas para estudar para as provas de Geografia (que também podem servir para estudar outras disciplinas).

Geografia é uma disciplina de leitura e interpretação de texto. Então é importante fazer uma associação entre leitura e escrita. Afinal de contas, a prova é escrita, então para escrever melhor é preciso praticar!

  • A minha dica é, sempre que estiver lendo algo, resumir cada parágrafo em uma ou duas frases. Essa prática nos "obriga" a prestar atenção na leitura (para não dar aquelas voadas) e a aprender a resumir, pois na prova temos que responder em quatro ou cinco linhas, temos que ter um poder de resumir o que queremos explicar.
  • Outra dica é praticar com exercícios para conseguir passar pro papel o que você aprendeu estudando. Então, é interessante fazer os exercícios do blog e, além disso, você mesmo pode criar perguntas (pense: o que será que a Flora pode me perguntar desse conteúdo?) e respondê-las. Essa dica vale para estudar com um ou dois colegas (mais do que três pessoas costuma virar bagunça).
  • Sempre que estudamos ( e isso tem que ser feito todos os dias) devemos fazer um resumo em tópicos, com as idéias principais, porque é interessante fazer uma revisão antes da prova. O resumo ajuda nessa prática de revisão.
  • Fazer relações, como diferenças, semelhanças e efeitos de causa e consequência. A prova pode não te pedir para explicar como é o clima subtropical, por exemplo, mas pode pedir para você diferenciar o clima subtropical do clima tropical. E isso significa que você tem que saber os dois climas e as diferenças entre eles. Além disso, ficar muito atento aos fenômenos: como são causados e o que eles provocam como consequência.
  • Para estudar geografia é importante saber ler um mapa. Quando pegar um mapa, observar o seu título, a sua legenda, a sua escala. Além disso, observar as informações que estão no próprio mapa. Se for um mapa de Clima por exemplo, buscar observar a localização de cada um deles e associar essas informações. Por exemplo, o clima equatorial está ligado à Floresta Amazônica, onde se localizam as capitais dos estados da região norte do país, como Manaus, Belém e Rio Branco. A idéia é colocar em forma de texto as informações que o mapa mostra de forma gráfica.
Não se esqueçam de estudar o caderno! Mantenham-no completo hein?!
Bons estudos!!
Beijos,

23

1) A bacia hidrográfica é um conjunto de terras banhado pelo rio principal e seus afluentes, sendo o seu limite definido pelo divisor de águas. O rio principal é o mais caudaloso da bacia e tem sua foz no mar. Os afluentes são rios que têm a sua foz no rio principal. Todos rios possuem nascentes, localizadas em planaltos, próximas ao divisor de águas.

2) Para conhecer a amplitude térmica anual de um clima é preciso estudar as temperaturas médias do verão e do inverno. No verão seria possível saber a temperatura máxima registrada no ano e, no inverno, a temperatura mínima. Para se chegar na amplitude térmica basta subtrair a temperatura máxima da mínima.

3) A despoluição da lagoa da Pampulha depende da despoluição dos rios que deságuam nela. Dessa forma, não adiantaria despoluir apenas a lagoa, pois ela continuaria a receber a poluição dos rios. E os rios que têm a sua foz na lagoa não passam apenas pela cidade de Belo Horizonte, por isso, seria importante fazer um planejamento em conjunto com outras prefeituras.

4) Os rios da região amazônica são perenes e muito caudalosos. Já os rios do sertão nordestino são intermitentes (com a exceção do Rio São Francisco). Essa diferença existe devido ao clima das duas regiões. Na região amazônica o clima é equatorial, com chuvas abundantes e bem distribuídas, já no sertão nordestino o clima é semiárido , com chuvas escassas e irregulares.

5) A região sudeste do Brasil possui um conjunto de planaltos, por onde passam os rios. Assim, as quedas d´água são aproveitadas para a geração de energia hidrelétrica, pois essa geração de energia depende de um desnível do relevo para que a água passe nas turbinas com velocidade e, assim, gere energia. Em relação à sociedade, a região sudeste é a mais industrializada e mais populosa do Brasil e, portanto, tem uma maior demanda de energia.

6) Exemplos possíveis:
- O desmatamento causa o aumento do processo erosivo e, assim, o assoreamento de rios.
- O desmatamentocausa a diminuição da umidade do ar e o aumento da temperatura do ar.
- A construção de cidades e impermeabilização do solo aumentam do nível das enchentes.
- Ilha de calor devido ao material utilizado na construção das cidades, ou seja, interferência no clima local.


4
Tecnologia do Blogger.

Visitas:

Mandacaru

Mandacaru

Oferecimento:

Oferecimento:
Rua São Romão, 192.