QUESTÃO 1
A partir do processo de industrialização, a sociedade foi se tornando cada vez mais urbana. As cidades cresceram em tamnho e em quantidade. Nas cidades, a relação da maior parte da população com o rio é indireta, ou seja, as pessoas não convivem com o rio e, portanto, não o respeitam. Não vão até o rio para buscar água ou se banhar e ele acaba sendo destino para o esgoto.
QUESTÃO 2
A afirmação está incorreta. Há países e regiões do mundo em que a água potável é escassa. Há guerras por água. No caso do Brasil, há uma abundância de água em seu território, mas não podemos esquecer de duas coisas: mesmo abundante a água potável está cada vez mais poluída e o sertão nordestino sofre com a escassez de água.
QUESTÃO 3
As duas regiões localizam-se no nordeste do Brasil e, por isso, possuem esse nome. Elas ocupam uma área muito parecida, porém com algumas diferenças importantes. A região nordeste do IGBE possui 9 estados e respeita as suas fronteiras. A região geoeconômica do nordeste não respeita as fronteiras dos estados e inclui, por exemplo, o norte de Minas Gerais.
QUESTÃO 4
Um floresta é uma vegetação onde predomina o estrato arbóreo, ou seja, onde há a maior presença de árvores.
QUESTÃO 5
O elemento natural que permite o desenvolvimento de uma floresta é a umidade. Há florestas em áreas frias do planeta, que são úmidas. Isso nos mostra que não é a temperatura que define, mas sim a umidade.
QUESTÃO 6
A maior parte da área coberta pela Mata Atlântica (originalmente) é de planalto. No planalto predomina o processo erosivo. Esse processo passou a ser acelerado com a retirada da floresta, pois a vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo e segura o solo com sua vegetação.
QUESTÃO 7
Respostas possíveis:
- O clima define características da vegetação. A quantidade de umidade disponível, por exemplo, define se a vegetação será de floresta ou não. A vegetação do Cerrado é adapatada a um período mais longo de seca, por isso não se desenvolveu como floresta.
- O clima define características da vegetação. A temperatura define a biodiversidade. Temperaturas altas permitem o desenvolvimento de diferentes espécies.
- A vegetação influencia na temperatura e na umidade do lugar onde ela está presente. A vegetação aumenta a umidade, devido à evapotranspiração e diminui a temperatura.
QUESTÃO 8
Além do aumento da poluição nos rios, as cidades são construídas com materiais que deixam o solo impermeável. Dessa forma, as águas das chuvas e dos rios não têm onde infiltrar, aumentando a quantidade e a altura das enchentes. Os rios, muitas vezes, são canalizados, o que agrava ainda mais as enchentes.
QUESTÃO 9
Adaptações ao solo ácido: troncos tortuosos para facilitar na distribuição de nutrientes.
Adaptação ao período de seca: raízes profundas para retirar água do nível freático.
Adaptação às queimadas naturais: troncos grosos e cascas grossas como proteção ao fogo.
sobre a questao 1
poderia dizer que a industrialização influenciou por causa da canalização dos rios, Flora? e que ao canalizar o homem utiliza o rio como lugar prar jogar o lixo? e acrescenta o negocio que vc falou de esgoto e pá?
Flora,
na questão 9, é necessário colocar: "adaptações ao solo ácido, ao período de seca, e às queimadas naturais"???
Obrigada
Paula C. 7ªE
Amei esses exercícios para estudar Flora!Mlhorei bastante!
ADOREI =)esses exercícios,espero que me ajude para a
prova.Júlia Machado 7F
Poderia colocar a canalização dos rios sim, mas era importante colocar a relação indireta com os rios. A canaliazção é um exemplo dessa relação.
beijos
Era necessário colocar como a planta é adaptada e a que ela é adaptada, portanto, tem que colocar tudo sim!
beijos
Que bom que ajudou!
beijos