contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


domingo, 21 de março de 2010

Foi realizado no Rio de Janeiro o 5º Forum Urbano Mundial da ONU. O resultado foi alarmante para os brasileiro e para nós cidadãos belorizontinos. Moramos na 13ª cidade mais desigual do mundo. Ou seja, existem famílias extremamente ricas, vivendo em mansões, viajando para o exterior e comprando artigos de luxo e, ao mesmo tempo, existem fámilias que vivem na extrema pobreza, sujeitas a doenças por falta de saneamento básico, vivendo em áreas de risco de desabamento e recebendo baixos salários.

Na avaliação de Eduardo Lopez Moreno (ONU-Habitat), existe um vínculo direto entre desigualdade e criminalidade. Mais do que custos sociais, o abismo entre ricos e pobres também provoca prejuízos econômicos. Atualmente, podemos observar em várias casas e prédios o enorme gasto com segurança privada: cercas elétricas, porteiros, alarmes, segurança privada e etc. Vivemos em uma verdadeira prisão e mesmo assim o problema não é resolvido. O adensamento populacional nos grandes centros urbanos se deve, em grande parte, a conflitos agrários no meio rural, de onde inúmeras famílias são expulsas da terra e, ao mesmo tempo, são atraídas para a cidade, onde encontram condições sub humanas de sobrevivência, renegadas pelo poder público.

O estudo também informa que o Brasil é o país com a maior distância social na América Latina. Seremos, em breve, o país da Copa do Mundo e os primeiros latinoamericanos a sediar uma Olimpíadas, diante de tais fatos um questionamento muito importante: Qual imagem iremos passar para o mundo? Vamos novamente maquiar a desigualdade como fizemos na ECO 92 e nos jogos Panamericanos de 2007??

Belo Horizonte, ao contrário do que pensamos, é mais desigual do que Rio de Janeiro (28ª) e São Paulo(39ª).

COMENTE SOBRE:
Você já observou essa desigualdade nas ruas da cidade de BH? Próximo à sua casa? Informe aos navegantes do GEODIÁLOGOS um exemplo.

O nome desta foto é Paraisópolis do fotógrafo Tuca Vieira e faz parte do livro As Cidades do Brasil: São Paulo.

Grande Abraço...

Lucas Z. e Flora P.

14

14 comentários:

  • Anônimo on 27 de março de 2010 às 11:29

    marar aqui com essa condição não é muito bom, né?
    o que devemos fazer para melhorar isso?
    beijos
    luiza o 7ªA

  • Anônimo on 27 de março de 2010 às 11:36

    uma curiosidade :
    as notas da 7ªserie foram boas ou ruins?
    beijos
    luiza o 7ªA

  • Flora S Pidner on 27 de março de 2010 às 19:27

    Olha Luiza,
    Com certeza não há uma resposta rápida para isso...Mas sabemos que as coisas não estão bem..Então precisamos pensar o que levou a termos uma sociedade tão desigual historicamente e tentar lutar contra isso. Ou seja, pensar em formas de distribuir melhor a renda, para que ela nao fique concentrada nas mãos de poucas famílias, enquanto a maioria passa por dificuldades. Precisamos pensar, por exemplo, que há quem compre um objeto que tem o mesmo preço que o salário de uma família durante todo um mês. Uma postura interessante é essa: pensar na hora de comprar. Será que é preciso comprar uma calça jeans que custa 500 reais? Quase o preço do salário mínimo.
    Outra coisa que podemos pensar são nos atos de solidariedade!

  • Anônimo on 30 de março de 2010 às 22:21

    Interessante D+ é sempre bom ter cultura quem ia imaginar que nossa cidade é a décima terceira cidade mais desigual do planeta.
    Sérgio 7G

  • Anônimo on 31 de março de 2010 às 09:36

    Oi,Flora eh pessimo,saber disso.Como iremos fazer para melhorar essa situaçao? Estamos ganhando até de Sao Paulo e Rio de Janeiro,onde achava q a desigualdade era muito maior!!!!!!!!!!!!!!Ai enfraquece ne Flora.
    Beijos de sua aluna q te adora muito,
    Luiza,7ªD

  • Flora S Pidner on 31 de março de 2010 às 10:28

    Pois é Luiza!! É preocupante mesmo...Depois leia o que escrevi logo acima ta?
    Obrigada pelo carinho!! Tambémt e adoro!!
    beijos

  • Arthur Lapertosa on 2 de abril de 2010 às 17:39

    Por certos pensamentos isso pode ser visto como bom, por que nós temos as pessoas muito ricas também. Mas o que vale é a riqueza interior não essa riqueza material. "Vão-se os anéis e ficam os dedos".
    Beijo Flora.

  • Anônimo on 14 de abril de 2010 às 09:42

    temos que ficar atentos com isso! tem muitas pessoas que só ligam para o dinheiro, mas ele nao é tudo na nossa vida, o dinheiro por exemplo nao compra a nossa felicidade... em nossa vida temos coisas muito mais valiosas!!!temos que dar valor é a pequenas coisas na vida, que na verdade representa muito mais!!!
    bjs,
    maria laura

  • Flora S Pidner on 14 de abril de 2010 às 10:23

    Concordo com você Maria Laura!! Boa reflexão!!
    Beijos

  • Flora S Pidner on 14 de abril de 2010 às 10:23

    Concordo com você Maria Laura!! Boa reflexão!!
    Beijos

  • Gabriela M. on 21 de abril de 2010 às 14:02

    nossa , quanta desigualdade ! eu fico cada vez mais encabulada que só nos chama atenção a desigualdade , em TV , blogs e outros meios de comunicação , mas quando estamos frente a frente de tal situação , na maioria das vezes passa despercebido !

    ass : Gabriela Moura - 1ºB

  • Flora S Pidner on 24 de abril de 2010 às 09:01

    Isso acontece mesmo!! Sabemos que moramos em uma cidade de deseigualdades, mas no dia a dia, as marcas dessa desigualdade passam despercebidas...E quanto a violencia urbana, esquecemos que a sua raiz é essa desigualdade...só pensamos no ato em si, que, é sempre injusto...
    bjoss

  • Anônimo on 4 de maio de 2010 às 10:31

    meu deus!!
    bjs
    cecilia 7D

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.