contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


segunda-feira, 15 de março de 2010

Olá meus queridos,

Só olhem as respostas depois que tiverem feito os exercícios...Não se esqueçam de corrigir...
Beijos,
Flora

QUESTÃO 1
O intemperismo é o processo de transformação das rochas em sedimentos e a erosão é o processo de retirada e transporte de sedimentos. Dessa forma, a erosão só pode ocorrer após o intemperismo, pois se não houver sedimentos, não há erosão.

QUESTÃO 2
A diferença entre eles é a forma da superfície, pois ambos são planaltos, ou seja, o processo que predomina é a erosão. Os planaltos e chapadas correspondem a um relevo de topo plano, enquanto os planaltos e serras não possuem topos planos. Correspondem a um relevo irregular, cheio de picos.

QUESTÃO 3
As nascentes dos rios costumam localizar-se em áreas de planalto, onde predomina o processo erosivo. Entretanto, um mesmo rio pode atravessar outros tipos de relevo. Normalmente, o relevo próximo a foz dos rios é a planície, onde predomina o processo de deposição de sedimentos.

QUESTÃO 4
A Mata Atlântica, originalmente, ocupava regiões de planaltos no litoral leste do Brasil e no interior da região sudeste. Essas áreas ficaram conhecidas como mares de morros. O desmatamento da Mata Atlântica atingiu enormes proporções, deixando o relevo desprotegido (pois a vegetação funciona como uma capa protetora do solo), aumentando, assim, a taxa da erosão e acelerando o processo de desgaste do relevo e do solo.

QUESTÃO 5
A fronteira é uma linha imaginária definida pela sociedade para demarcar territórios. A fronteira pode estar em um elemento natural, como um planalto ou um rio, mas quem definiu que esse elemento natural seria considerado uma fronteira foi o homem. Além da fronteira definir até onde vai um território, é também na fronteira que dois ou mais territórios se encontram.
Curiosidade: No estado do Paraná existe a área da tríplice fronteira: encontro entre os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

QUESTÃO 6
As regiões definidas pelo IBGE são oficiais, pois esse instituto é do governo federal. São, portanto, as regiões mais conhecidas. Tratam-se de cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. As fronteiras das regiões seguem fronteiras de estados e os critérios utilizados foram a combinação de aspectos naturais e socioeconômicos. Já as regiões socioeconômicas são: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Foram definidas de acordo com o processo de ocupação do território e de aspectos socioeconômicos. As fronteiras dessas três regiões não seguem as fronteiras estaduais, pois não são regiões oficiais.

QUESTÃO 7
Até chegada dos portugueses ao Brasil, as fronteiras que eram definidas pelos índios, seguindo outras características. Espanha e Portugal tinham definido, através do Tratado de Tordesilhas, uma linha de fronteira entre eles na América. Os portugueses definiram as capitanias hereditárias, criando novas fronteiras, após estabelecerem o novo território. Muitas conquistas territoriais aconteceram ao longo da colonização do Brasil. No século XX, houve a última conquista territorial que se refere à àrea do estado do Acre antes pertencente à Bolívia. Essa conquista ocorreu durante o ciclo da borracha, quando a Amazônia recebeu um grande número de migrantes que se trabalhavam como seringueiros, inclusive no atual estado do Acre. O Brasil anexou o Acre a partir de acordos diplomáticos e de indenizações à Bolívia.

QUESTÃO 8
O efeito estuda é um fenômeno natural, que está sendo intensificado pelo aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera. Uma das consequências do efeito estufa é o aquecimento global, pois com uma maior quantidade de gás carbônico, uma maior parte da radiação solar que entra na atmosfera é retida próxima à superfície. Assim, o efeito estufa e o aquecimento global possuem uma relação, mas não são a mesma coisa.

11

11 comentários:

  • Pedro Oporto on 15 de março de 2010 às 19:52

    Oi Flora,
    to com uma duvida pra prova de amanha, como que chama a encosta (lateral) das chapada e das montanha??????

  • Matheus Rodrigues 7ªG on 15 de março de 2010 às 20:49

    eu achoo qe eh escarpa

  • Anônimo on 15 de março de 2010 às 22:31

    Mandou bemzassoooo !

  • Anônimo on 15 de março de 2010 às 23:23

    nossa se a prova for isso ai eu tiro total, acertei tudo

  • Pedro Oporto on 16 de março de 2010 às 07:56

    Valeu matheus
    agora lembrei
    e pra flora que gosta de ops..
    Ops:foi sem sua ajuda

  • Pedro Oporto on 16 de março de 2010 às 08:05

    eh mesmo , ce fo so isso
    tiro 60%
    eh um mal sinal flora???

  • Matheus Rodrigues 7ªG on 16 de março de 2010 às 08:31

    A prova vai tah dificil Flora:?
    {fala qe naumm vai}

  • Anônimo on 16 de março de 2010 às 10:46

    60% passa, entao eu acho q ta de boa

    Obs:aki nao é a Flora

  • Maria Paula 7F on 16 de março de 2010 às 11:45

    Espero q a prova esteja facil!
    (estudei de maiis q eu até sonhei com geografia)
    hahahahahaha!

  • matheus on 16 de março de 2010 às 18:33

    naum é ops.é obs pepe!!
    obs:a prova tava peqena mas achoo qe errei uma ou duas questoes.
    e flora,vc vai da algum trabalho valeno ponto?

  • Flora S Pidner on 16 de março de 2010 às 20:33

    Oi gente,
    So agora que eu vi todos os comentário e a prova já passou....rsrs...
    Nessa etapa, a avaliação será por prova...Na próxima teremos trabalho...
    beijos,

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.