contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


terça-feira, 6 de julho de 2010

Antes de pousarmos, vi o mar e a costa européia.O mapa do avião indicava que era a divisa de Portugal com Espanha.Era Oceano Atlântico.Entramos na Espanha, paisagem vista de cima, como numa fotografia aérea. Paisagem beje e marrom. Tudo muito pálido. Nada das matas verdejantes do Brasil. Relevo plano, muito plano. Lá de cima eu via uma plantação, mas não identifiquei na hora. Não é uma plantação comum no Brasil e confesso que não a conhecia. Eram as oliveiras. Lá de cima, cada árvore era uma bolinha verde. Muito interessante. As bolinhas verdes se repetiam na paisagem.
Aterrissamos em Madrid! Na Emigração foi rápido e tranqüilo.
Saindo do aeroporto, sentimos a mudança climática. É verão! E verão do clima mediterrâneo, meus alunos do 1 ano sabem: muito seco!
Na viagem de ônibus até Valencia tinha dúvida do que eu queria fazer: queria dormir, queria ler o livro, queria ver a paisagem! Acabei fazendo um pouco das três coisas. Comecei com a paisagem que não podia esperar. Lembrei-me do trabalho do 1 ano sobre paisagens! Será que eu só penso em aulas? Agora eu via aquela mesma paisagem espanhola, porém sob um ângulo diferente: lateral. Tinham oliveiras, trigais. E tinham pinheiros. Muito interessante porque tive que mudar a minha sensação. Ao ver um pinheiro, no Brasil, eles costumam estar “deslocados” na paisagem, exceto na região sul. Quando vejo os eucaliptos na paisagem brasileira, aquilo me causa estranhamento. Aquela paisagem toda igual não combina com o Brasil. Mas combinava com a Espanha.
Logo percebi que a mudança climática seria ainda mais intensa. Já eram quase oito da noite, mas não era noite. Uma sensação estranha também por causa do fuso horário. São cinco horas a mais. Fiquei pensando nisso: muita coisa que eu ensino para os meus alunos eu estava vivenciando. Fiquei ainda mais emocionada! Só penso nisso mesmo...
Todos que conhecem a Europa falam das estradas. Só vendo para crer. São realmente excelentes...
Emoção de estar aqui...Isso é importante destacar!! Ficava sem graça de falar, pq todo mundo já conhecia a Europa, menos eu...Até a maioria dos alunos..Só uns gatos pingados que não...e todo mundo falava do exterior como se fosse logo ali, na esquina. Ninguém queria esnobar, mas contar das experiências..e eram muitas...risos... eu até fiquei sem graça de demonstrar a minha emoção...mas não consegui me conter...GENTE, EU ATRAVESSEI O ATLÂNTICO PELA PRIMEIRA VEZ, CRUZEI A DORSAL MESO ATLÂNTICA (vcs devem estar pensando: q nerd, ela só pensa em Geografia...haha), CRUZEI A LINHA DO EQUADOR, A PRIMEIRA VEZ NO HEMISFÉRIO NORTE e por ai vai....hehehe...
Em breve, vou postar fotos!!
Beijos hispânicos!
Flora

16

16 comentários:

  • luiza on 6 de julho de 2010 às 20:19 Este comentário foi removido pelo autor.
  • Anônimo on 6 de julho de 2010 às 22:29

    Boa resenha!!!
    bjuss flora...

  • Anônimo on 9 de julho de 2010 às 07:36

    flora vc é mt nerd.. só pensa em geografiaaa! curta a espanha minha fia

  • Anônimo on 9 de julho de 2010 às 07:36

    flora q nerd voce, só pensa em geografia até aí na espanha aproveite pois muita gente queria estar no seu lugar!!

  • Anônimo on 9 de julho de 2010 às 07:37

    professora,
    adorei tudo!!!
    mas aonde esta o nosso video???????????

    ass: seu aluno do primeiro ano

  • Alice e Mariana 1B on 9 de julho de 2010 às 07:39

    Oi Flora!
    Vimos suas postagens sobre a Espanha, parece que você está se divertindo muito haha aproveite bastante ai e coloque fotos pra que possamos te acompanhar também!

    Beijinhos.
    saudade

  • Flora S Pidner on 9 de julho de 2010 às 08:32

    Para alguns alunos do 1 ano: voces nao sabe olhar o blog? o video esta numa postagem mais antiga. É só rolar a pagina para baixo..Alem disso,m podem clicar no topico: 1 ano:sala de aula que ele ira aparecer.FIQUEM DE OLHO!!
    bjos

  • Flora S Pidner on 9 de julho de 2010 às 08:33

    Eu sei que`penso muito em geografia, mas eh a minha forma de aproveitar!! Nao fiquem preocupados, estou aproveitando muitissimo!! Hasta luego!!

  • Anônimo on 9 de julho de 2010 às 08:46

    Flora,
    Parabéns por estar na Espanha, minha dica: APROVEITE! Bom, queria aproveitar que achei muito legal e divulgar no seu blog! O site é www.clickarvore.com.br. A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com empresas patrocionadoras, é responsável pelo projeto. Em um click você pode ajudar a plantar uma árvore na Mata Atlântica.
    Obrigada,
    Maria Clara - 7ªG

  • Hunter-chan on 9 de julho de 2010 às 10:45

    Que d+++!! Parece que está aproveitando ao máximo, Flora!

    Quero ver muitas fotos, viu?!

    Que inveja! xDD

  • Unknown on 9 de julho de 2010 às 18:53

    Nossa Flora que sortuda que vc é ! Minha irmã que chama Maria Clarata aí tbm conhece?

  • Pedro Oporto on 9 de julho de 2010 às 21:00

    Flora aproveita, ja estive ai antes e adorei....vc ja foi em um IMAX 3D(é tipo um planetario so que passa filme em 3d.......aqui vc vai pra barcelona? continue postando em
    Boa viagen, aproveita pra pensa um pouco menos em trabalho....relacha.
    agente se ve em agosto

  • Flora S Pidner on 10 de julho de 2010 às 18:29

    Oi Bernardo, eu sei que sua irmã está aqui!!! :)
    Gente, eu to aproveitando!!! Mas eu sempre penso em geografia, eh meu jeito de ser viu? isso nao faz eu aproveitar menos...valeu!
    beijos

  • Pedro Oporto on 11 de julho de 2010 às 18:10

    Hispania!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Es CAMPEÃ MUNDIAL

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.