contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Oi galerinha,


Não olhem as respostas antes de fazerem os exercícios. Usem as respostas para conferir e corrigir!

QUESTÃO 1
O nordeste realmente não é uma região homogênea, o que comprova que existem "vários nordestes" é o fato de podermos dividir essa região em sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

QUESTÃO 2
Os latifúndios da Zona da Mata são utilizados para a monocultura da cana-de-açúcar, já no Agreste predominam as médias propriedades com a policultura. Essa diferença da distribuição de terras é fundamental para definir o tipo de produção agrícola.

QUESTÃO 3
O desmatamento no Cerrado é três vezes maior do que na Amazônia, pois o Cerrado é um bioma que não é protegido pela Constituição Brasileira. Essa falta de proteção ocorre porque a sociedade brasileira, em geral, desvaloriza os biomas que não são florestados. Por isso, o desmatamento da Amazônia costuma ter maior visibilidade.

QUESTÃO 4
O primeiro momento histórico que atraiu população para o sudeste brasileiro foi o ciclo da mineiração em Minas Gerais. O segundo momento histórico foi o ciclo do café, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esses dois ciclos foram marcados pela mão-de-obra escrava e negra, capturada na África. O terceiro momento histórico é a industrialização que teve início na década de 1930, em que a mão-de-obra já era livre e recebia salários.

QUESTÃO 5
A principal herança do tempo da escravidão, infelizmente, é o preconceito racial. O IDH dos negros no Brasil é inferior ao IDH dos brancos. A maioria da população que tem baixo poder aquisitivo e que mora em favelas e nas ruas é negra. Expressões da cultura negra ainda são desvalorizadas, como por exemplo a capoeira e o candomblé.

QUESTÃO 6
A vegetação da caatinga é xerófila. Possui um mecanismo fisiológico (do corpo) chamado xeromorfismo, que é a produção de uma cera para proteger a planta do calor e da desidratação. As folhas são pequenas, normalmente são espinhos, para evitar a perda de água.

QUESTÃO 7
Desertificação significa a transformação de um lugar em deserto. Os desertos são definidos pela baixa pluviosidade, o que significa que o sertão nordestino está ficando ainda mais seco do que já é. Esse processo ocorre, devido, principalmente, ao desmatamento e ao mau uso do solo, com o excessivo pisoteamento do gado.

QUESTÃO 8
As regiões metropolitanas possuem, na atualudade, uma aglomeração de pessoas e a infra-estrutura para essa aglomeração não é suficiente. O que se observa é um trânsito caótico que atrapalha a circulação de pessoas e de mercadorias. A violência urbana, como marca principal do processo de desigualdade social. O desemprego, as filas em hospitais, as enchentes devido à impermeabilização do solo, o deslizamento de terras são mais alguns exemplos de problemas urbanos nas metrópoles brasileiras.

8

8 comentários:

  • Anônimo on 1 de julho de 2010 às 09:57

    obrigado flora

  • Anônimo on 1 de julho de 2010 às 10:45

    flora, como peguei os exercícios hoje(01/07) não vou olhar ainda as respostas pois assim consigo testar meus conhecimentos!
    Bjos e muuuuito obrigada

    Paula C. 7ªE

  • luiza on 1 de julho de 2010 às 20:01

    brigada flora...
    NAO VAI VIAJA, VO FICA COM MUITA SAUDADE!!!!!!
    beijos

  • Júlia Machado 7F on 2 de julho de 2010 às 18:47

    Brigada Flora!!!!
    Boa viagem(você não quer me levar não?)!

  • Anônimo on 2 de julho de 2010 às 19:09

    Flora..
    brigada pelos exercícios.
    me ajudou muito
    e aqui
    quando viajar,lembra de trazer uma lembrancinha pra mim viu?!?!
    beijos
    luisa 7a

  • Unknown on 2 de julho de 2010 às 19:43

    otimos exercicios, brigad fora
    Barbara 7A

  • Anônimo on 3 de julho de 2010 às 08:11

    Flora,
    muito obrigada pelos exercícios!!
    fiz eles e gostei muito.
    ajudou d+!!
    bjos e boa viagem

    Paula C. 7ªE

  • Anônimo on 9 de julho de 2010 às 07:44

    valeu flora por isso q eu te amo!

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.