contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


domingo, 2 de maio de 2010

Olá galerinha estudiosa!
Vou postar algumas dicas para estudar para as provas de Geografia (que também podem servir para estudar outras disciplinas).

Geografia é uma disciplina de leitura e interpretação de texto. Então é importante fazer uma associação entre leitura e escrita. Afinal de contas, a prova é escrita, então para escrever melhor é preciso praticar!

  • A minha dica é, sempre que estiver lendo algo, resumir cada parágrafo em uma ou duas frases. Essa prática nos "obriga" a prestar atenção na leitura (para não dar aquelas voadas) e a aprender a resumir, pois na prova temos que responder em quatro ou cinco linhas, temos que ter um poder de resumir o que queremos explicar.
  • Outra dica é praticar com exercícios para conseguir passar pro papel o que você aprendeu estudando. Então, é interessante fazer os exercícios do blog e, além disso, você mesmo pode criar perguntas (pense: o que será que a Flora pode me perguntar desse conteúdo?) e respondê-las. Essa dica vale para estudar com um ou dois colegas (mais do que três pessoas costuma virar bagunça).
  • Sempre que estudamos ( e isso tem que ser feito todos os dias) devemos fazer um resumo em tópicos, com as idéias principais, porque é interessante fazer uma revisão antes da prova. O resumo ajuda nessa prática de revisão.
  • Fazer relações, como diferenças, semelhanças e efeitos de causa e consequência. A prova pode não te pedir para explicar como é o clima subtropical, por exemplo, mas pode pedir para você diferenciar o clima subtropical do clima tropical. E isso significa que você tem que saber os dois climas e as diferenças entre eles. Além disso, ficar muito atento aos fenômenos: como são causados e o que eles provocam como consequência.
  • Para estudar geografia é importante saber ler um mapa. Quando pegar um mapa, observar o seu título, a sua legenda, a sua escala. Além disso, observar as informações que estão no próprio mapa. Se for um mapa de Clima por exemplo, buscar observar a localização de cada um deles e associar essas informações. Por exemplo, o clima equatorial está ligado à Floresta Amazônica, onde se localizam as capitais dos estados da região norte do país, como Manaus, Belém e Rio Branco. A idéia é colocar em forma de texto as informações que o mapa mostra de forma gráfica.
Não se esqueçam de estudar o caderno! Mantenham-no completo hein?!
Bons estudos!!
Beijos,

23

23 comentários:

  • Anônimo on 3 de maio de 2010 às 21:43

    Flora, estou com muitaa dificuldade sobre O QUE estudar para a prova, vc poderia me ajudar??

  • Pedro Penido,7ªD on 4 de maio de 2010 às 10:07

    Flora , valeu pela dica , vai me ajudar muito a estudar!

  • Anônimo on 4 de maio de 2010 às 10:42

    flora no blog vc podia taca as resp da prova tb hahahaahahah

  • Flora S Pidner on 4 de maio de 2010 às 14:29

    Passei a matéria da prova em sala...
    Respostas de prova são trabalhadas em sala, após a entrega da prova ok?!
    bjoss

  • Júlia Garavello on 12 de maio de 2010 às 22:37

    Flora, eu segui todas as suas dicas! e perdi média no trimestre :( nao entendi.
    Eu vou te perguntar umas questões que eu não entendi porque errei ok? hahahaha, beeijos!

  • Flora S Pidner on 13 de maio de 2010 às 09:02

    Júlia,
    Não tem como você recuperar de uma forma tão rápida. É um processo, ou seja, vai melhorando aos poucos..Isso que é importante.
    Dá uma olhadinha no gabarito da prova para comparar com as suas respostas e depois tiro suas dúvidas ok?!
    beijos

  • Anônimo on 13 de maio de 2010 às 17:59

    Flora,
    Sou mae de um aluno da 7ª serie e
    estou muito satisfeita com o seu blog, gostaria que continuasse dando dicas de estudo no 2º trimes-
    tre pois os alunos precisam muito
    de um norte para focar melhor nos estudos.
    Um abraço,

  • Anônimo on 13 de maio de 2010 às 22:04

    Flora , eu sei a matéria , mais chega na hora da prova e dá um BRANCO , mesmo estudando todos os dias . O que tenho que molhorar ?

  • Flora S Pidner on 16 de maio de 2010 às 12:32

    A minha intenção é continuar postando dicas para estudar!
    Espero que aproveitem!
    Beijos

  • Júlia Garavello 7ªG on 25 de maio de 2010 às 10:30

    Flora,eu conversava mais no primeiro trismestre né? mas agora eu to melhorando, to estudando todo dia e to tentando não conversar. entendi porque errei as questões, e espero recuperar no 2 trimestre, bjs.

  • Flora S Pidner on 26 de maio de 2010 às 10:03

    Oi Júlia,
    Manter a atenção em sala para aprender na hora da explicação é muito importante! Acredito que você está no caminho certo para recuperar!! Torço por você!
    Beijos

  • Unknown on 30 de maio de 2010 às 21:24

    Oii Flora,
    Aki gostei muito das suas dicas para estudas para a prova!!
    Brigada
    Bjuss
    Ana Leticia-7ªA

  • Anônimo on 8 de junho de 2010 às 16:12

    oi flora,vc brilha!!!!!!!!

  • Anônimo on 15 de abril de 2011 às 10:02

    ola sou da 6º serie tenho hoje prova de geo e não consigo estudar
    e tem que ser o caderno inteiro!!!

  • Anônimo on 27 de março de 2012 às 15:06

    OLÁ TUDO BEM? MEU APELIDO É TAI... ENTÃO EU SEMPRE ESTUDO PARA AS PROVAS DE GEOGRAFIA E AS OUTRAS CLARO SÓ QUE PARECE QUE GEOGRAFIA É MAIS DIFICIL DESSA VEZ IREI SEGUIR SUAS DICAS E ESPERO CONSEGUIR UM 9 OU 10 ME DE MAIS SUGESTÕES OBRIGADA!!!:)

  • sarah raquel on 25 de abril de 2012 às 11:56

    ola meu nome é sarah preciso muito da sua ajuda estou estudando para a prova de historia e geografia do meu colegio o nome do meu colegio se chamar Escola mundo Encantado então a prova de historia e geografia é pra dia hoje dia 25 de abril de 2012 quero que vc mim ajude na prova de ingles que é no dia de 27 de abril ingles e religião vou visitar este blogger no dia 26 e 27 beijos.

  • Anônimo on 16 de maio de 2012 às 15:53

    nossa a prova de geografia é muito facill amo geografia !!!!!

  • Anônimo on 29 de novembro de 2012 às 19:26

    AMANHÃ TENHO PROVA DE GEO E SÃO 19:25 E TENHO QUE ESTUDAR! PARA A PROVA E TOMAR BANHO...
    FAZER PARA CASA... TUDO!

  • Anônimo on 8 de abril de 2014 às 14:57

    ola,
    gostaria q vc me ajudasse a estudar para a minha prova de geografia q e amanha.
    vc pode?:-\

  • Anônimo on 15 de março de 2015 às 21:06

    Eu tenho muita difilcudade oara estudar geografia eu leio fasso questionario mais na hr da prova parece que eu nem estudei

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.