contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


quarta-feira, 12 de maio de 2010

ATENÇÃO, ATENÇÃO: terra (com letra minúscula) é sinônimo de sedimentos que ficam no solo ou de propriedade rural. Terra (com letra maiúscula) que é o planeta. Nas próximas provas, vou considerar o que estiver escrito, OK?!
Beijos,
Flora

Lá vai o gabarito...

QUESTÃO 1
RESPOSTAS POSSÍVEIS:
A poluição com dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, vinda de indústrias e de automóveis interfere no clico da água, pois esses poluentes reagem com a molécula de água (em vapor) aumentando a acidez da chuva.

Com o desmatamento, há uma redução da taxa de evapotranspiração, que diminui, portanto, a umidade do ar, diminuindo a pluviosidade, afetando o ciclo da água.

O aquecimento global aumenta a temperatura do ar e poderá causar o aumento do nível do mar, alterando as taxas de evaporação e, portanto, de pluviosidade.

Não poderá ser aceito como resposta: El niño e La niña, pois eles são fenômenos naturais e não resultantes de impactos.

QUESTÃO 2
a) El niño.
b) Os tufões são fenômenos naturais, que se formam sobre uma massa de água quente, acima de 26ºC, no Oceano Pacífico. Com o El niño, as águas do Oceano Pacífico ficam mais aquecidas do que o normal, aumentando a quantidade e intensificando os centros de baixa pressão, onde se formam os tufões.

QUESTÃO 3
Essa questão poderia ser explicada de diferentes formas, o importante é discutir sobre o modelo de desenvolvimento que é o capitalismo. No capitalismo, como a natureza é transformada em mercadoria, como conseqüência há a crise ambiental, pela superexploração dos recursos naturais. É por isso que os chamados países desenvolvidos são aqueles que mais contribuíram para a emissão de gases estufa. No capitalismo, ser desenvolvido é sinônimo, portanto, de poluir mais.

QUESTÃO 4
a) Os árabes deram o nome de “monção” (estação) para esses ventos, pois eles são definidos pelas estações do verão e do inverno, juntamente com a influência da maritimidade e da continentalidade. Esses ventos têm direção contrária de acordo com a estação do ano.
b) A fotografia foi registrada no verão, quando o continente se aquece mais rapidamente do que o mar, formando um centro de baixa pressão na área mais aquecida. Dessa forma, os ventos saem do oceano e vão para o continente, levando a umidade do mar, causando chuvas.

QUESTÃO 5
A inversão térmica ocorre no inverno, quando há a presença de massas de ar frio. Sem a massa de ar frio, o ar poluído consegue se dispersar (para o alto) na atmosfera. Quando uma massa de ar frio atinge uma cidade poluída, ela não permite a dispersão dos poluentes para a alta troposfera, pois, por ser mais densa, comprime o ar poluído perto da superfície, causando problemas respiratórios na população.

QUESTÃO 6
RESPOSTA: letra C

QUESTÃO 7
RESPOSTA: letra E

QUESTÃO 8
a) O elemento é o sol e o fenômeno é a rotação da Terra.
b) O sol é o grande responsável pela energia que define a dinâmica da biosfera. É o sol que aquece a atmosfera e que a ilumina, durante o período do dia, definido pela rotação da Terra, assim como o período da noite. O cotidiano dos seres vivos é definido pelos períodos do dia e da noite.

QUESTÃO 9
a) Duas conseqüências econômicas definidas pelo caos aéreo são a interrupção das transações comerciais, como importação e exportação de produtos na Europa e a diminuição do turismo para essa região.

b) As cinzas expelidas pelo vulcão estavam sendo espalhadas pela a atmosfera. Uma maior quantidade de cinzas barraria a entrada de raios solares, o que causaria um esfriamento da superfície e consequentemente da atmosfera.

1 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Visitas:

Mandacaru

Mandacaru

Oferecimento:

Oferecimento:
Rua São Romão, 192.