contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


domingo, 2 de maio de 2010

1) A bacia hidrográfica é um conjunto de terras banhado pelo rio principal e seus afluentes, sendo o seu limite definido pelo divisor de águas. O rio principal é o mais caudaloso da bacia e tem sua foz no mar. Os afluentes são rios que têm a sua foz no rio principal. Todos rios possuem nascentes, localizadas em planaltos, próximas ao divisor de águas.

2) Para conhecer a amplitude térmica anual de um clima é preciso estudar as temperaturas médias do verão e do inverno. No verão seria possível saber a temperatura máxima registrada no ano e, no inverno, a temperatura mínima. Para se chegar na amplitude térmica basta subtrair a temperatura máxima da mínima.

3) A despoluição da lagoa da Pampulha depende da despoluição dos rios que deságuam nela. Dessa forma, não adiantaria despoluir apenas a lagoa, pois ela continuaria a receber a poluição dos rios. E os rios que têm a sua foz na lagoa não passam apenas pela cidade de Belo Horizonte, por isso, seria importante fazer um planejamento em conjunto com outras prefeituras.

4) Os rios da região amazônica são perenes e muito caudalosos. Já os rios do sertão nordestino são intermitentes (com a exceção do Rio São Francisco). Essa diferença existe devido ao clima das duas regiões. Na região amazônica o clima é equatorial, com chuvas abundantes e bem distribuídas, já no sertão nordestino o clima é semiárido , com chuvas escassas e irregulares.

5) A região sudeste do Brasil possui um conjunto de planaltos, por onde passam os rios. Assim, as quedas d´água são aproveitadas para a geração de energia hidrelétrica, pois essa geração de energia depende de um desnível do relevo para que a água passe nas turbinas com velocidade e, assim, gere energia. Em relação à sociedade, a região sudeste é a mais industrializada e mais populosa do Brasil e, portanto, tem uma maior demanda de energia.

6) Exemplos possíveis:
- O desmatamento causa o aumento do processo erosivo e, assim, o assoreamento de rios.
- O desmatamentocausa a diminuição da umidade do ar e o aumento da temperatura do ar.
- A construção de cidades e impermeabilização do solo aumentam do nível das enchentes.
- Ilha de calor devido ao material utilizado na construção das cidades, ou seja, interferência no clima local.


4

4 comentários:

  • Maria Eduarda on 2 de maio de 2010 às 17:37

    Brigada Flora, me ajudou muito, eun tava com dúvida na questao 4...
    Maria Eduarda =) 7A

  • Anônimo on 3 de maio de 2010 às 20:50

    flora valeu tava com duvida ...
    juliana 7ªD

  • juliana on 3 de maio de 2010 às 20:52

    flora valeu tava com duvida ...
    juliana 7ªD

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.