contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Olá meu queridos,

Como eu combinei com vocês, segue abaixo o gabarito da prova. Confiram as suas respostas. Qualquer dúvida eu irei tirar!! Beijos...
QUESTÃO 1
a) (0,5) O relevo possui uma queda d´água (uma cachoeira).
b) (0,5)

c) (0,25) O rio Xingu é afluente do Rio Amazonas.
d) (0,25) O relevo da foz do rio principal é a planície.
e) (0,25) Massa equatorial atlântica (Também foi aceita como resposta a Massa Equatorial Continental)
f) (0,75) MEA: Forma-se no Oceano Atlântico, próxima à linha do Equador. É quente e úmida. MEC: Forma-se no oeste da Amazônia, próxima à linha do Equador, é quente e úmida.
g) (0,75) Os rios dessa região são caudalosos devido ao clima equatorial, caracterizado pela alta pluviosidade e um regime de chuvas bem distribuído ao longo do ano. As águas das chuvas seguem para os lençóis freáticos e para os rios.
h) (1,5) A construção de uma usina desse porte demanda o alagamento de uma área muito grande em plena floresta amazônica, sendo necessário o desmatamento da área, afetando a vida vegetal e animal da região, sendo esses os principais impactos ambientas. Já o principal impacto social está relacionado ao deslocamento da população dessa região para outros lugares e, nesse caso, principalmente de populações indígenas que aí habitam.

QUESTÃO 2
a) (0,25) Litorâneo úmido
b) (0,25) Vento
c) (0,75) A vegetação ajuda a fixar as areias das dunas com suas raízes, ou seja, a vegetação diminui a taxa de erosão das dunas, diminuindo o seu movimento.

QUESTÃO 3 (0,75)
RESPOSTA: Letra C.
Letra A: As fronteiras são linhas imaginárias marcadas pela sociedade, que podem ou não utilizar rios e divisores de água para demarcá-las.
Letra B: O IBGE, de dez em dez anos, faz o censo demográfico e não novas divisões regionais do Brasil.
Letra D: Qualquer forma de divisão de um território pode ser considerada uma forma de regionalização, ela pode seguir diferentes critérios e o clima é um critério possível.
Letra E: A região não é uma área autossuficiente, ela tem relações econômicas, políticas, sociais com outras regiões.

QUESTÃO 4 (0,75)
RESPOSTA: Letra A. O estado do Tocantins foi o último estado criado no Brasil. Sua área fazia parte do estado de Goiás e pertencia à região Centro-oeste, agora ele faz parte da região Norte.
Letra B: O autor Pedro Geiger não discorda da divisão do Brasil em estados, ele apenas optou por fazer sua regionalização sem considerar essas fronteiras, pois não se trata de uma divisão Oficial.
Letra C: Os nomes das cinco regiões do IBGE foram definidos de acordo com a a localização dessas regiões, em relação ao centro do Brasil (e não ao litoral).
Letra D: O Acre foi o último estado a integrar o território brasileiro, porém o contexto da conquista territorial foi o ciclo da borracha. O Brasil já era independente de Portugal, pois isso ocorreu em 1903.

QUESTÃO 5
(1,0) A característica citada pelo autor são os troncos retorcidos da vegetação do Cerrado. Esses troncos têm essa característica devido ao solo da região ser pobre e ácido. Os troncos retorcidos auxiliam na distribuição dos nutrientes dentro da planta.

QUESTÃO 6
a) (1,0) A vegetação tem o nome de “Mata Atlântica” porque é uma floresta, ou seja, que predomina o porte arbóreo e porque o seu desenvolvimento sofre influência das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, por ela estar localizada ao longo do litoral das regiões sudeste e nordeste do Brasil, predominantemente.
b) (0,25) Massa Tropical Atlântica
c) (0,75) Ela se forma no Oceano Atlântico, próximo ao Trópico de Capricórnio, por isso é quente e úmida.
d) (0,5) A vegetação que predomina no oeste e norte do estado de Minas Gerais é o Cerrado.
e) (1,0) A mudança que ocorre em Minas Gerais que determina a presença dessas duas vegetações é climática. Na região onde predomina a Mata Atlântica há uma maior disponibilidade de umidade, ou seja, chove mais, enquanto o Cerrado é uma vegetação adaptada a um período maior de seca ao longo do ano.

8

8 comentários:

  • Anônimo on 12 de maio de 2010 às 11:21

    Flora,
    O material de apoio no site do colégio tá como séries, sendo assim, colocamos 6ª série ou 7ª mesmo?

  • Anônimo on 12 de maio de 2010 às 11:25

    flora,
    a foz de um rio precisa ser sempre no mar?

  • Maria Clara on 12 de maio de 2010 às 11:27

    Flora,
    Essa prova trimestral precisa refazer para te entregar?
    Maria Clara-7ªG

  • Flora S Pidner on 12 de maio de 2010 às 11:57

    Coloca 7 serie...Eu enviei pro suporte da informática, mas não sei se eles já disponibilizaram pra voces lá...
    Beijos

  • Flora S Pidner on 12 de maio de 2010 às 11:58

    A foz do rio principal da bacia costuma ser no mar sim. Mas a foz dos afluentes é no rio principal e dos subafluentes é nos afluentes...
    No caso do Rio Xingu, sua foz é no Rio Amazonas e no caso do rio Amazonas (rio principal) é no mar!
    Beijos

  • Flora S Pidner on 12 de maio de 2010 às 11:58

    Não precisa me entregar não, mas é importante que vocês tenham a correção das provas junto com as provas, pois são instrumentos para estudar...Principalmente para quem for fazer suplementar!
    beijos

  • Maria Clara-7ªG on 12 de maio de 2010 às 22:36

    Valeu Flora!

  • Anônimo on 28 de maio de 2010 às 20:08

    Apesar deu ter afundado nessa prova, valew pelo gabaritto

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.