contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in


quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUESTÃO 1
A partir do processo de industrialização, a sociedade foi se tornando cada vez mais urbana. As cidades cresceram em tamnho e em quantidade. Nas cidades, a relação da maior parte da população com o rio é indireta, ou seja, as pessoas não convivem com o rio e, portanto, não o respeitam. Não vão até o rio para buscar água ou se banhar e ele acaba sendo destino para o esgoto.
QUESTÃO 2
A afirmação está incorreta. Há países e regiões do mundo em que a água potável é escassa. Há guerras por água. No caso do Brasil, há uma abundância de água em seu território, mas não podemos esquecer de duas coisas: mesmo abundante a água potável está cada vez mais poluída e o sertão nordestino sofre com a escassez de água.

QUESTÃO 3
As duas regiões localizam-se no nordeste do Brasil e, por isso, possuem esse nome. Elas ocupam uma área muito parecida, porém com algumas diferenças importantes. A região nordeste do IGBE possui 9 estados e respeita as suas fronteiras. A região geoeconômica do nordeste não respeita as fronteiras dos estados e inclui, por exemplo, o norte de Minas Gerais.

QUESTÃO 4
Um floresta é uma vegetação onde predomina o estrato arbóreo, ou seja, onde há a maior presença de árvores.

QUESTÃO 5
O elemento natural que permite o desenvolvimento de uma floresta é a umidade. Há florestas em áreas frias do planeta, que são úmidas. Isso nos mostra que não é a temperatura que define, mas sim a umidade.

QUESTÃO 6
A maior parte da área coberta pela Mata Atlântica (originalmente) é de planalto. No planalto predomina o processo erosivo. Esse processo passou a ser acelerado com a retirada da floresta, pois a vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo e segura o solo com sua vegetação.

QUESTÃO 7
Respostas possíveis:
- O clima define características da vegetação. A quantidade de umidade disponível, por exemplo, define se a vegetação será de floresta ou não. A vegetação do Cerrado é adapatada a um período mais longo de seca, por isso não se desenvolveu como floresta.
- O clima define características da vegetação. A temperatura define a biodiversidade. Temperaturas altas permitem o desenvolvimento de diferentes espécies.
- A vegetação influencia na temperatura e na umidade do lugar onde ela está presente. A vegetação aumenta a umidade, devido à evapotranspiração e diminui a temperatura.

QUESTÃO 8
Além do aumento da poluição nos rios, as cidades são construídas com materiais que deixam o solo impermeável. Dessa forma, as águas das chuvas e dos rios não têm onde infiltrar, aumentando a quantidade e a altura das enchentes. Os rios, muitas vezes, são canalizados, o que agrava ainda mais as enchentes.

QUESTÃO 9
Adaptações ao solo ácido: troncos tortuosos para facilitar na distribuição de nutrientes.
Adaptação ao período de seca: raízes profundas para retirar água do nível freático.
Adaptação às queimadas naturais: troncos grosos e cascas grossas como proteção ao fogo.

7

7 comentários:

  • Anônimo on 27 de maio de 2010 às 20:52

    sobre a questao 1
    poderia dizer que a industrialização influenciou por causa da canalização dos rios, Flora? e que ao canalizar o homem utiliza o rio como lugar prar jogar o lixo? e acrescenta o negocio que vc falou de esgoto e pá?

  • Anônimo on 28 de maio de 2010 às 09:43

    Flora,
    na questão 9, é necessário colocar: "adaptações ao solo ácido, ao período de seca, e às queimadas naturais"???
    Obrigada

    Paula C. 7ªE

  • Anônimo on 29 de maio de 2010 às 08:37

    Amei esses exercícios para estudar Flora!Mlhorei bastante!

  • Júlia on 29 de maio de 2010 às 08:45

    ADOREI =)esses exercícios,espero que me ajude para a
    prova.Júlia Machado 7F

  • Flora S Pidner on 29 de maio de 2010 às 13:23

    Poderia colocar a canalização dos rios sim, mas era importante colocar a relação indireta com os rios. A canaliazção é um exemplo dessa relação.
    beijos

  • Flora S Pidner on 29 de maio de 2010 às 13:24

    Era necessário colocar como a planta é adaptada e a que ela é adaptada, portanto, tem que colocar tudo sim!
    beijos

  • Tecnologia do Blogger.

    Visitas:

    Mandacaru

    Mandacaru

    Oferecimento:

    Oferecimento:
    Rua São Romão, 192.